7 dicas de proteção contra incêndio das melhores empresas de extintores

empresas de extintores

 

Em caso de incêndio, sabe como agir? Como podemos ter a nossa proteção contra incêndios? Veja as nossas dicas das melhores empresas de extintores. Em primeiro lugar, as empresas de extintores aconselham-no a não deixar nunca que o pânico tome conta de si. Já bastam as chamas. Outro conselho das empresas de extintores é ter sempre por perto um extintor. Leia o nosso post e siga as dicas da Sónia e do Luís, dois amigos que passavam férias num abrigo de montanha, no verão, e tiveram de enfrentar um incêndio. Depois do susto, consultaram empresas de extintores e fizeram questão de deixar os seus conselhos a todos os amigos para que não passassem pelo mesmo.

Importa, no entanto, referir a importância de sabermos utilizar um extintor contra incêndio. Cada extintor tem uma atuação diferente. Do mesmo modo, nem todos os fogos são iguais. Por isso, a cada fogo, o seu extintor. De nada nos servirão as melhores empresas de extintores se não soubermos seguir os seus conselhos. A Sónia e o Luís nunca tinham pensado usar um extintor, nem mesmo consultar empresas de extintores, até ao dia do incêndio na montanha.

Como atuar em caso de incêndio? 7 dicas de proteção contra incêndio

A Sónia e o Luís sabem agora que a proteção contra incêndio passa por se compreender o comportamento do vento. As empresas de extintores sabem que esta é uma dica fundamental.

 

1- Atue a favor do vento

Um incêndio ao ar livre deve sempre ser combatido a favor do vento e nunca contra o vento. Esta é a primeira dica de proteção contra incêndio das empresas de extintores. Isto é muito importante por três motivos:

 

  1. Estamos do lado contrário ao das chamas e a tendência será afastarmo-nos dela à medida que o incêndio
  2. O agente extintor pode assim ser dirigido no mesmo sentido das chamas e do fumo.
  3. Desta forma, evitaremos a inalação de gases e de fumos, bem como nos desviamos do jacto do agente extintor.

 

2- Certifique-se que o extintor está pronto a ser utilizado

Antes de tentar controlar o incêndio, as empresas de extintores costumam pedir para que se veja se o extintor que se está a usar está operacional. Efetue um disparo curto do agente extintor de modo a certificar-se de que se encontra nas devidas condições. Não tenha medo de o experimentar.

 

3- Avance em direção às chamas, a favor do vento

As empresas de extintores recomendam que nos aproximemos do incêndio até três a cinco metros, dependendo do raio de ação do extintor. Mas sempre, sempre, a favor do vento, e nunca contra ele. O que queremos é que o fogo se afaste de nós, e não o contrário.

 

empresas de extintores

 

4- Dirija o jacto do agente extintor para o incêndio

Uma vez que se tenha aproximado do incêndio, as empresas de extintores aconselham que se dirija o jacto do agente extintor para o incêndio. Avance apenas à medida que as chamas forem perdendo força ou o incêndio se for extinguindo.

 

5- Aproxime-se o mais possível das chamas se o extintor de incêndio for de CO2

Pode parecer uma contradição, mas a verdade é que o extintor de CO2, por natureza, tem pouco alcance e é facilmente desviado pelo vento e pelas correntes de convecção. As empresas de extintores aconselham que se avance um pouco, mas sempre com cautela.

 

6- Inicie a extinção do incêndio pelo ponto mais próximo

A dica das empresas de extintores é que não se lance o jacto extintor indiscriminadamente, pois estar-se-á a desperdiçar agente extintor. Comece a extinção do incêndio pelo ponto mais próximo de si e não pela zona intermédia das chamas. Projete o jacto extintor de maneira a que force um corte junto à base das chamas.

Movimente sempre o jacto extintor na horizontal e, em incêndio de combustíveis líquidos contidos em recipientes, nunca o direcione na vertical. Se usar extintores de espuma, dirija o jacto para as bordas interiores do recipiente.

 

7 – Observe o desenvolvimento do incêndio

Se o incêndio se desenvolver na vertical, de cima para baixo, como no caso de cortinados, ou de líquidos combustíveis derramados, as empresas de extintores dão esta dica: o incêndio deve ser combatido no sentido inverso, isto é, deve começar-se a extinção na parte inferior, progredindo depois de baixo para cima.

A Sónia e o Luís apanharam um susto. Felizmente, na cabana havia um extintor CO2 em boas condições. Observando o comportamento do incêndio, agiram com calma e racionalmente, evitando assim o pânico. Mas eles sabem como a fronteira entre a racionalidade e o pânico é bastante ténue quando se está perante o caos. Por isso, não hesitaram em registar as dicas que acabámos de ler depois de seguirem as 7 dicas das melhores empresas de extintores.

 

Neste vídeo a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) ensina-lhe como deve agir perante um incêndio:

 

 

 

Nos nossos posts “Descubra as vantagens e desvantagens dos extintores CO2” e “Saiba quais os agentes extintores que combatem as diferentes classes de fogos” encontrará mais dicas sobre proteção contra incêndio. Não deixe de visitar a nossa loja online para adquirir os extintores mais adequados às suas necessidades.

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *