Descubra as vantagens e desvantagens dos extintores CO2

extintores co2

 

O agente extintor dos extintores CO2 é o dióxido de carbono (CO2), um gás inerte. Por gás inerte entende-se um gás que nem é combustível, nem alimenta a combustão. Existem outros gases inertes, como o azoto (N2), mas o dióxido de carbono é claramente superior e mais eficaz.

Saiba quais as vantagens e desvantagens dos extintores CO2


Se deseja saber tudo sobre o extintor de Co2 recomendamos a visualização deste vídeo:

 

 

  1. Quais as vantagens dos extintores CO2?

 

  • No caso de incêndio deflagrado, os extintores CO2 permitem a extinção da combustão na presença de maior teor de oxigénio.
  • O extintores CO2 atuam por abafamento e por arrefecimento, por isso, encontram-se, sobretudo, em reservatórios onde está parcialmente liquefeito à temperatura ambiente e à pressão de 60kg/cm2.
  • Os extintores CO2 não são condutores de eletricidade, nem deixam qualquer resíduo. Possuem um poder elevado de difusão e nem precisa de propulsão.
  • Os extintores CO2 atuam de forma rápida e, por estarem a uma baixa temperatura no momento da expulsão, podem ser usados em líquidos com baixa temperatura de combustão.

 

  1. Onde usar os extintores CO2?

Os extintores CO2, quer portáteis, quer transportáveis, podem ser usados em alguns fogos da classe A e em fogos da classe B e C.

 

extintores co2

 

 

  1. Quais as desvantagens dos extintores de dióxido de carbono?

 

  • Na presença de temperaturas baixas (<0ºC) os extintores CO2 diminuem significativamente o volume de CO2. Este fenómeno é importante na medida em que se origina um menor débito de dióxido de carbono, diminuindo-se, assim, a eficácia da aplicação.
  • No armazenamento a altas pressões, a temperatura do dióxido de carbono dos extintores CO2 nunca deve ser menor que -10ºC, nem tão pouco superior a 50ºC.
  • Os extintores de CO2 não devem ser usados em fogos da classe D. As combustões desta classe dissociam o dióxido de carbono em brasas de carbono.
  • Pelo mesmo motivo, os extintores de CO2 não devem ser utilizados em incêndios que envolvam materiais instáveis e oxigenados, tais como explosivos, cloratos ou nitratos.
  • No momento da descarga dos extintores, as partículas de dióxido de carbono podem originar cargas electroestáticas. Estas podem ser suficientes para produzir faíscas capazes de inflamar atmosferas combustíveis e desencadear um outro foco de incêndio.
  • Ao vaporizar-se o dióxido de carbono dos extintores CO2, no momento em que o agente extintor é expelido pelo difusor, produz uma temperatura negativa que ronda os -78ºC, o que poderá provocar queimaduras aos utilizadores.

 

Classificação dos extintores CO2 quanto à eficácia da extinção

 

Todos os extintores CO2 são classificados quanto à eficácia que conseguem alcançar na extinção de fogos-tipo.

 

Como se determina a eficácia de extinção dos extintores CO2?

 

De modo a determinar a eficácia da extinção de um fogo, são efetuados ensaios de fogos de dimensões controlados e que obedecem aos parâmetros das normas.

Como se reconhece a classificação do fogo-tipo?

Podemos reconhecer a classificação do fogo-tipo pela representação, no rótulo dos extintores CO2, de uma letra. Esta indica a classe de fogo para o qual o agente extintor demonstrou total fiabilidade de extinção.

Além da letra, está representado um número, mas apenas para as classes A e B, que representa a dimensão do fogo-tipo para o qual o extintor satisfaz.

 

Particularidades da pressão permanente dos extintores CO2

Nos extintores de pressão permanente o agente extintor e o gás propulsor estão misturados no recipiente. Assim, a pressão encontra-se sempre estabelecida no interior por um gás inerte, normalmente o azoto (N2).

A maior parte do volume interno do recipiente é ocupada pelo agente extintor. O restante volume, a câmara de expansão, é reservada para o gás propulsor. Este encontra-se a uma pressão entre 12 e 14 kg/cm2.

 

Particularidades dos extintores CO2

Apesar de os extintores CO2 serem extintores de pressão permanente, eles constituem um caso particular.

Devido às suas propriedades físicas e a uma pressão de 50 a 60 kg/cm2, à temperatura ambiente, os extintores CO2 encontram-se em dois estados físicos no interior do recipiente: líquido e gasoso.

Os extintores CO2 caraterizam-se por não possuírem manómetro. Têm um tubo sifão e uma válvula de controlo da descarga e um difusor ou ampulheta associado. Se os extintores CO2 possuírem uma capacidade maior, possuem uma mangueira com difusor ligado à válvula.

O difusor garante as condições ideais para a expansão do dióxido de carbono. Permite, além disso, dirigi-lo para as chamas em segurança e com toda a eficácia.

Saber usar os extintores CO2 é fundamental para alcançar sucesso no controlo ou extinção de um fogo de pequenas dimensões.

 

Se leu este artigo e ficou interessado em conhecer melhor os extintores CO2, visite a nossa loja online onde encontrará também outros produtos contra incêndios, como mantas ignífugas ou sinalização de segurança. No post “Conheça o extintor CO2 e para que serve” apresentamos mais dicas que pode seguir para se auto-proteger contra incêndios.

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *