Dicas para escolher os seus sapatos de segurança

sapatos de segurança

 

Os sapatos de proteção constituem equipamentos abrangidos pela Diretiva 89/686/CEE. Nesse sentido, estão incluídos nos equipamentos de proteção individual (EPI). A própria diretiva define EPI como “qualquer dispositivo ou meio que se destine a ser envergado ou manejado por uma pessoa com vista à sua proteção contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua saúde bem como a sua segurança.”

Os sapatos de segurança inserem-se neste enquadramento. Por isso, os fabricantes de sapatos de segurança têm o maior cuidado na sua concepção e fabrico. Estes devem obedecer a todo um conjunto de especificações, de acordo com a categoria de risco em que se enquadram, de modo a todos os sapatos de segurança assegurarem a proteção específica do pé.

Saiba como escolher os seus sapatos de segurança

 

Quando devo utilizar sapatos de proteção?

Deve utilizar sapatos de proteção sempre que houver um risco real para a sua saúde, tendo em conta os riscos de acidente ou contração de doença associados à sua atividade profissional.

 

Quais os riscos que devo considerar?

Na aquisição dos seus sapatos de segurança, deve considerar sempre, em primeiro lugar, quais os riscos inerentes à sua atividade profissional.

Os principais riscos estão sistematizados e abrangem grande variedade. Assim, podemos encontrar os riscos físicos, os riscos químicos e os riscos biológicos.

Nos primeiros tipos de risco, encontramos os riscos mecânicos, como quedas e escorregadelas, os riscos térmicos, como o calor ou o fogo, riscos elétricos, como o risco de eletrocussão, e riscos por radiações, como a exposição a radiações ionizantes e térmicas.

 

Existem normas para sapatos de segurança?

Sim, existem. Na Europa, as normas estão harmonizadas e permitem, por conseguinte, verificar se as prescrições mínimas de segurança e saúde estão contempladas.

As normas europeias são três e distribuem do modo seguinte:

  • EN ISO 20345:2011 para calçado de segurança.
  • EN ISO 20346:2004/Am.A1:2007 para calçado de proteção.
  • EN ISO 20347:2012 para calçado de trabalho para fins ocupacionais.

 

sapatos de segurança

 

Devo escolher sapatos de segurança com a marcação CE de conformidade?

Antes de poderem ser colocado no mercado, os seus sapatos de segurança são testados a fim de verificar-se se cumprem os requisitos das normas respetivas. Somente depois, os sapatos de segurança são sujeitos à certificação e marcação com a sigla “CE”. Esta conformidade materializa os termos de saúde e segurança previstos pela Diretiva 89/686/CEE.

A marcação CE de conformidade garante que os seus sapatos de segurança preenchem os requisitos de cada uma das normas e categorias de risco em que se inserem.

A marcação de conformidade deve ser aposta em cada um dos seus sapatos de segurança e também na embalagem e certificado. São a sua garantia de que os artigos que adquiriu estão em conformidade com as normas de saúde e segurança exigidas.

 

Que devo saber quanto ao calçado resistente ao fogo e ao calor

Quando referimos a tipologia dos sapatos de segurança resistentes ao fogo e ao calor, estamos normalmente a pensar em profissões em que é elevado o perigo de exposição ao fogo e ao calor.

Situam-se, nestes casos, os sapatos de segurança para bombeiros, soldadores, fogueiros e pilotos de automóveis. As condições térmicas a que estes profissionais se expõem recomendam que usem sapatos de segurança com forte resistência térmica.

Todos estes modelos devem ter sido sujeitos a ensaios prévios de caraterização físico-mecânica e químicos de modo a testar a sua fiabilidade em condições extremas.

 

O que são testes de resistência ao fogo e ao calor?

Por exemplo, nos sapatos de segurança com estas caraterísticas, os testes de caraterização do comportamento térmico focam-se em todas as partes exteriores. Estas são expostas a uma chama pré-definida, durante 10 segundos.

Nos ensaios de isolamento ao calor, os seus sapatos de segurança são submetidos a um banho de areia, com aquecimento termostático controlado. Os sapatos de segurança são então colocados numa plataforma metálica recoberta por uma camada de areia até 30 mm. Este banho de areia é pré-aquecido durante duas horas e a sola dos seus sapatos de segurança terá de contatar com a plataforma quente.

 

Neste artigo, deixámos-lhe algumas dicas para escolher os sapatos de segurança mais adequados às suas necessidades. Não deixe de ler os nossos outros artigos, como este post “Dicas para escolher as suas botas de segurança” e de visitar a nossa loja online, onde encontrará todos os tipos de calçado de segurança.

 

Neste divertido vídeo pode verificar como a utilização de equipamentos de proteção individual pode proteger de acidentes:

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *