Dicas para escolher as suas botas de segurança

botas de segurança

 

As botas de segurança são parte integrante de qualquer equipamento de proteção individual na maior parte das atividade profissionais. As botas de segurança são fabricadas nos mais variados materiais e para as mais diversas modalidades laborais. Assim, temos, por exemplo, botas de segurança para eletricistas, botas de segurança para mecânicos, botas de segurança para usar em estaleiros de construção, etc. Poder-se-á dizer que a cada profissão, as suas botas de segurança.

Neste post, falaremos de vários tipos de riscos para os quais as botas de segurança estão adaptadas.

 

Saiba como escolher as suas botas de segurança

 

Sensibilize sempre os trabalhadores da sua empresa

Se é detentor de uma empresa, por pequena que seja, não se esqueça de fornecer a cada um dos seus trabalhadores ou colaboradores o seu equipamento individual de proteção. Este pode ser constituído pelas mais variadas peças, desde coletes a óculos de proteção e botas de segurança.

Dependendo do risco da sua atividade, o modelo das suas botas de segurança pode variar, quer na forma quer nos materiais ou até mesmo no design.

Para atividades onde o risco de quedas de objetos pesados é real, usam-se modelos de botas de segurança mais reforçados. Se o risco se concentrar no piso e no perigo constituído por materiais escorregadios ou oleosos, o modelo será anti-derrapante.

Sensibilize sempre os seus trabalhadores ou colaboradores para o uso das botas de segurança. Em algumas atividades, o uso de botas de segurança é obrigatório. Nesse caso, verifique se o seu pessoal não se esqueceu de as usar. Noutras atividades, mesmo que não seja obrigatório, o regulamento da empresa pode determinar o uso obrigatório de botas de segurança.

De qualquer dos modos, se os seus trabalhadores estiverem sensibilizados para a utilidade do uso de equipamento de proteção individual, acarretarão com agrado a norma do uso de botas de segurança na empresa.

 

botas de segurança

 

Modelos de botas de segurança

As botas de segurança constituem equipamento enquadrados pela Diretiva 89/686/CEE enquanto equipamento de proteção individual. Por conseguinte, as tipologias das botas de segurança são normalmente concebidas e fabricadas de forma a satisfazer um dado conjunto de especificações, de acordo com a categoria em que se enquadram.

A utilização das botas de segurança visa assegurar uma proteção contra um conjunto de riscos. Estes encontram-se sistematizados do seguinte modo:

 

  • Riscos físicos

Os riscos físicos comportam, por sua vez, riscos mecânicos. Nestes, tornam-se susceptíveis quedas, escorregamentos, golpes, compressões, perfurações, cortes, abrasões ou entorses. Os riscos térmicos são outra componente dos riscos físicos e comportam o calor, as chamas ou o frio. Além destes, existem ainda os riscos elétricos e os riscos por radiações. Os riscos associados ao uso inadequado de botas de segurança, nestes casos, são a electrocussão, a acumulação de energia electroestática, a exposição a radiações ionizantes e a radiações térmicas.

 

  • Riscos químicos

Neste tipo de risco, os metais pesados e certos líquidos constituem um risco para a saúde, atendendo a que podem provocar alergias, irritações ou até mesmo doenças crónicas.

 

  • Riscos biológicos

Os riscos associados a esta categoria são a presença de fungos e bactérias, com o desenvolvimento de germes, o aparecimento de fungos e bactérias devidas ao suor e a acumulação de humidade.

 

Aspectos a considerar na seleção de botas de segurança

Após a análise dos riscos enumerados, o fabricante identifica quais os riscos que as botas de segurança pretendem suprir, selecionando a categoria de risco em que devem ser integradas. Neste sentido, alguns aspetos são tidos em conta, tais como:

 

  • Corte

Devem utilizar-se materiais como o couro ou outros materiais sintéticos respiráveis. Alguns couros podem apresentar acabamentos com repelência à água e à sujidade, como o caso do couros hidrofugados.

 

  • Forro

Devem utilizar-se materiais respiráveis, que possam contribuir para manter o pé fresco. Devem ser macios e sem costuras.

 

  • Testeira

Apresenta a forma dos pés e é suficientemente profunda de modo a prevenir a fricção e permitir aos dedos afastarem-se. É um aspecto importante no caso das biqueiras de proteção.

 

  • Palmilha

É amovível para permitir eventual substituição.

 

  • Calcanheira

Deve ajustar-se confortavelmente ao pé, impedido que o calcanhar escorregue, proporcionando estabilidade no contato com o solo.

 

  • Tacão

Deve apresentar uma base de apoio larga e segura, devendo ainda contribuir para proporcionar estabilidade ao pé.

 

  • Sola

Deve apresentar boas propriedades físico-mecânicas, boa flexibilidade, boa capacidade de absorção de impactos. Os melhores materiais são a borracha, TPU, PU e PVC.

 

  • Aperto

Devem apresentar sistema de aperto simples, como cordões, velcro ou fivelas de modo a permitir um ajuste adequado ao pé.

No momento de escolher as botas de segurança da sua equipa, não deixe de ter em conta estes aspectos que aqui enumeramos. Visite a nossa loja onde encontrará estes e muitos outros artigos para equipamentos de proteção individual. Leia ainda o nosso post “Por que é tão importante usar sempre calçado de segurança homologado

 

Neste divertido vídeo pode verificar como a utilização de equipamentos de proteção individual pode proteger de acidentes:

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *