Conheça o funcionamento de uma central de incêndio

 

central de incêndio

 

O Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndios em Edifícios refere, no seu capítulo III, que os edifícios devem ser equipados com instalações que possam permitir detetar o incêndio. Se possui um estabelecimento comercial, pense só na vantagem que terá em ter instalada uma central de incêndio.

Em caso de emergência, uma central de incêndio permite difundir o alarme de incêndio a todos os ocupantes do edifício e alertar os meios de socorro exteriores. Além disso, pode acionar também outros sistemas e equipamentos de segurança acessórios.

Mas, o mais importante que deve saber é que uma central de incêndio lhe permitirá ficar tranquilo ao mesmo tempo que cumpre a legislação em vigor.

Instale uma central de incêndio no seu estabelecimento comercial

 

Familiarize-se com os modernos sistemas de detecção de incêndio

Já se interrogou certamente sobre o funcionamento de uma central de incêndio. Mas, em primeiro lugar, saiba para que efeitos é destinada e por que vale a pena instalar uma central de incêndio no seu estabelecimento comercial.

Imagine que ocorre um incêndio em determinado ponto da sua loja. A central de incêndio alerta todos os utilizadores de um determinado local que está iminente a ocorrência de um incêndio. Por antecipação, todos os ocupantes podem então abandonar o local seguindo a sinalização de segurança e colocando-se a salvo do incêndio ainda controlável. O resto ficará para os agentes de socorro, mas já terá os seus clientes fora de perigo.

 

Como funciona uma central de incêndio?

Os sistemas de detecção de incêndio são compostos por detetores automáticos. Estes detetam várias ocorrências, como o fumo, as chamas ou o calor.

Por sua vez, a central de incêndio recebe os sinais dos detetores automáticos. De seguida, envia os alarmes para os dispositivos de sinalização audiovisual ou sonora, como sirenes e luzes de emergência. Se for o caso, a sua central de incêndio pode estar ligada às entidades de combate a este tipo de sinistros, tais como o Comando Local de Bombeiros.

 

O que é uma central de incêndio convencional?

A sua central de incêndio toma conta da sua loja e das ocorrências de incêndio alertando em tempo útil todos os ocupantes do edifício. Uma central de incêndio convencional é composta por uma Central com diversos circuitos de detecção. Estes circuitos ocupam-se de zonas específicas. Ora, cada circuito de detecção como que assegura a cobertura de uma área específica.

Por sua vez, na central de incêndio, as sirenes (circuitos de alarme) podem também ser agrupadas por zonas e associarem-se aos circuitos de detecção. Com isto, a sua central de incêndio consegue cobrir todas as zonas do edifício.

Não se esqueça que a central de incêndio não somente detecta um foco de incêndio, como alerta, ao mesmo tempo, todos os ocupantes para a necessidade de evacuação de todo o edifício.

 

central de incêndio

 

O que são sistemas automáticos de extinção de incêndios?

Agora que já tem ideia de como funciona uma central de incêndio, falamos-lhe de sistema automático de extinção de incêndios. A sua função é avisar do perigo de um incêndio e permitir a intervenção num momento em que o incêndio é ainda demasiado pequeno para ser significativo.

Tal como a central de incêndio, servem, essencialmente, para proteger a vida humana e salvaguardar os bens materiais e o património cultural.

 

Quais são os dispositivos de alarme?

Certamente, já teve oportunidade de ver em ação uma central de incêndio no momento do alarme. Provavelmente, o que ouviu foram dispositivos de alarme, ótico ou acústico, que servem, precisamente, para aviso das pessoas. Estes podem ser besouros, cláxons, campainhas, sirenes, lâmpadas intermitentes, rotativos ou altifalantes.

 

Como se transmite o alarme à distância?

Numa central de incêndio os dispositivos ligados à distância servem para comunicar a ocorrência do sinistro aos meios externos de socorro. Como na central de incêndio, a transmissão do alarme à distância pode ser efetuada por linha telefónica, privada ou comutada, ou por via rádio.

A mensagem enviada pode ser uma gravação, mas também pode acontecer ser uma comunicação oral ou um sinal digital.

E, não esqueça, com a central de incêndio, os seus clientes estarão sempre seguros. A transmissão à distância permite transmitir e conduzir informação da central de incêndio para as equipas de intervenção privativas da empresa, as chamadas brigadas de incêndio, ou para as equipas de intervenção pública, os Bombeiros. Uma vez acionada, a central de incêndio prontamente fará o seu trabalho.

 

Visite a nossa loja online onde encontrará a sua central de incêndio e muitos outros produtos para detecção de incêndios. Leia também o nosso post “Veja como a sinalética de segurança pode salvar a sua vida

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *