Sinalética de Emergência – Descubra se a sua empresa está a usa-la devidamente

sinalética de emergência

 

A sinalética de emergência é obrigatória e assegura, de forma coerente e contínua, aos utentes e às equipas de intervenção, informação preciosa sobre como evacuar em segurança um edifício ou recinto. A sua empresa conhece os critérios gerais da sinalética de emergência aplicável em segurança contra incêndios em edifícios (SCIE)?

Conheça as caraterísticas das placas de sinalização contra incêndio

A sinalética de emergência é obrigatória em todos os edifícios e recintos, com exceção dos fogos habitacionais em qualquer categoria de risco. As placas de sinalização podem ainda ser complementadas com fitas ou com perfis fotoluminescentes na indicação de caminhos, delimitação de portas ou equipamentos vários.

 

O que é sinalética de emergência?

Em regra, a sinalética de emergência baseia-se em placas de sinalização fotoluminescentes. Em alternativa, poder-se-á recorrer a pictogramas retro iluminados.

 

O que deve assegurar um sistema de sinalética de emergência?

A sinalética de emergência deve assegurar informação sobre como fazer a evacuação de um edifício ou a evacuação de um recinto em segurança, em complementaridade com outros meios, ativos ou passivos, de proteção contra incêndio.

 

Quais as caraterísticas da sinalética de emergência?

A sinalética de emergência carateriza-se quanto à sua forma, cores de segurança, de fundo e do pictograma, conforme apresentamos:

  • Sinais de proibição: formato circular, cor de segurança vermelha.
  • Sinais de emergência de vias de evacuação, saídas, etc. em formato retangular ou quadrado e em cor de segurança verde.
  • Sinais de informações várias, como pisos, locais, etc., em formato retangular ou quadrado e em cor de segurança azul.

 

Em que materiais deve ser construída a sinalética de emergência?

As placas da sinalética de emergência deve ser construída em material:

 

  • Rígido e fotoluminescente.
  • Autoextinguíveis e retardantes da propagação do fogo, de acordo com a norma ISO 9772 e IEC 600092-101.
  • Com propriedades luminescentes que garantam a luminância e o tempo de atenuação após a extinção da fonte luminosa.

 

Onde colocar as placas de sinalética de emergência?

As placas de sinalética de emergência, uma vez afixadas, devem ser visíveis a partir de qualquer ângulo onde a informação deva chegar. Devem, ainda, ser afixadas nos seguintes pontos:

 

  • Paralelo à parede, e com informação numa única face.
  • Perpendicular à parede, fixada nesta ou, em alternativa, suspensa do teto, neste caso, com informação em ambas as faces.
  • A 45º com a parede, com informação panorâmica, isto é, em ambas as faces.
  • Próximos de aparelhos de iluminação, mas nunca a menos de 2m de distância.

 

sinalética de emergência

 

O que devem indicar as placas de sinalética de emergência?

 

  • As placas de sinalética de emergência devem indicar caminhos de evacuação. Devem ser colocadas de forma perpendicular ao sentido da fuga e ainda nos locais de mudança de direção.
  • A sinalética de emergência deve assinalar a saída.
  • A sinalética de emergência deve também indicar meios de 1ª e de 2ª intervenção, como extintores, na perpendicular ao eixo da visão.
  • A sinalética de emergência deve ainda assinalar meios de alerta e alarme, como botões de alarme, telefones de alerta, etc..
  • Finalmente, as placas de sinalização de emergência devem indicar meios passivos e ativos, de comando ou operação manual a ser utilizados não só por técnicos do edifício, como também pelos serviços de segurança e forças de socorro externas.

 

Iluminação de emergência

Os edifícios e recintos, com exceção dos edifícios habitacionais de qualquer categoria de risco devem ser dotados de um sistema de iluminação de emergência ou, em alternativa, de um sistema de iluminação de substituição. Esta última, quando existir, deverá ter uma fonte diferente da iluminação de emergência.

A iluminação de emergência destina-se a iluminar os locais de permanência de pessoas, evitando as situações de pânico, e a balizar a circulação, facilitando a visibilidade no encaminhamento seguro de pessoas até uma zona de segurança. Por último, destina-se ainda a facilitar a execução de manobras de segurança e a intervenção dos meios de socorro.

 

Conhecer a sinalética de emergência contra incêndio pode salvar a vida de todos. Se a segurança é para si uma demanda constante, não deixe de consultar o nosso site para adquirir placas de sinalização e outros produtos contra incêndio. Em http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/SinalizacaoSeguranca/Paginas/default.aspx ficará a conhecer melhor todas as placas de sinalização de emergência, que poderá adquirir através do nosso site.

 

Neste vídeo fique a conhecer as molduras fotoluminescentes para sinalética de emergência:

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *