Descubra por que as placas sinalização são tão importantes

placas sinalização de segurança

 

As placas sinalização de segurança alertam para os riscos de acidente. Os danos pessoais causados pelos mais diversos acidentes e situações de emergência, nas mais variadas situações da vida pessoal ou profissional, podem ser incalculáveis. Por que não prevenir em vez de esperar que o acaso assuma o controlo da sua vida?

Se não costuma reparar nelas, preste agora atenção às placas sinalização

 

Alguns sítios transmitem-nos uma discreta confiança

Já reparou que há sítios onde nos apetece estar? Sítios que nos incutem confiança e uma sensação de bem estar? O que têm de especial? Até podem ser as cores, o mobiliário, os diversos equipamentos, a luminosidade do espaço, a decoração, as pessoas que encontramos ou tudo isto em conjunto.

Mas, se repararmos melhor, lá estão elas. Pequenas e discretas, as placas sinalização, estrategicamente colocadas, zelam pela nossa segurança a todo o instante. A presença de placas sinalização indica-nos que os riscos existem, mas que estão sob controlo. Podemos então usufruir do nosso tempo sem sequer nos preocuparmos com a possibilidade de um acidente. Haverá mensagem mais tranquilizante?

 

A decoração não é tudo

A Sónia e o Luís entraram numa loja de produtos para crianças. Queriam abrir um espaço comercial onde elas pudessem ficar enquanto os pais faziam as suas compras. Aquele parecia-lhes um ótimo modelo para colherem ideias e abrirem a sua própria loja.

Tudo parecia estar no seu devido lugar. A decoração era simples, mas cuidada. Os brinquedos e o mobiliário eram adequados para o uso infantil. As crianças pareciam gostar do espaço e divertiam-se. Enquanto brincavam, sob o olhar atento de duas vigilantes, os adultos faziam as suas compras despreocupadamente.

Porém, Sónia e Luís sentiam-se apreensivos. Embora não soubessem explicar o que lhes provocava tal sensação, o certo é que esta não os abandonara desde que tinham entrado.

 

Onde não existem placas sinalização, o caos instala-se

Se perguntassem à Sónia e ao Luís o que lhes agradava no espaço, eles não hesitariam em dizer que tudo lhes agradava. Tudo, exceto qualquer coisa indefinida, que lhes roubava o brilho no olhar.

De repente, Sónia percebeu o que faltava na loja. Não havia placas sinalização de segurança. No afã das compras, os adultos não pareciam dar conta dessa falta. Por isso, prosseguiam animadamente as suas compras.

Mas Sónia sentiu o absurdo da situação. Como poderiam as crianças estar em segurança se não se avistavam placas sinalização em toda a loja? Onde ficava, por exemplo, a saída de emergência mais próxima? Onde estavam os avisos de proibição? E os de perigo? Onde havia crianças, o perigo espreitava sempre. E o pânico começou a insinuar-se.

 

O que fazer em caso de emergência?

Como num filme, ouviu-se subitamente um alarme de incêndio ecoar por todo o lado. Sónia e Luís sabiam que se tratava de um teste. Tinham sido avisados logo que haviam entrado no edifício. Observaram o comportamento das pessoas enquanto o alarme estridente lhes perfurava os ouvidos.

 

Dirija-se para as saídas de emergência

Sónia e Luís reparavam, mais uma vez, que não se avistava qualquer placa sinalização de segurança na loja. As crianças começaram a berrar, assustadas. Os adultos corriam para junto delas, interrompendo as compras. Olhavam instintivamente em volta e procuravam uma porta para o exterior.

Perderam-se alguns segundos preciosos até que alguém gritou para todos se colocarem em fila e saírem pela porta de saída e seguissem as instruções. Alguém perguntou qual era a porta de saída.

 

Procure com o olhar as placas sinalização

No caminho, Sónia e Luís não encontraram quaisquer placas sinalização de segurança para extintores contra incêndios. Se fosse necessário utilizar algum, onde estaria? Quanto tempo precioso se perderia a procurá-los? E as crianças, não haveria espaços que lhes fossem restritos? Certamente que sim. Mas, onde estavam as placas sinalização com os avisos de restrição de acesso?

 

Use sempre placas sinalização

O alarme não passara de um teste. Mas Sónia e Luís percebiam que qualquer coisa falhara irremediavelmente naquela loja maravilhosa: a segurança. Apesar de obrigatório por lei, e, eventualmente, em nome da decoração, os gerentes tinham oferecido resistência à colocação de placas sinalização nas paredes.

Mas, se o alarme tivesse traduzido uma situação real de emergência, como reagiriam as pessoas? Como saberiam exatamente para onde se dirigir e o que fazer?

 

placas sinalização de segurança

 

Fique sempre tranquilo com o uso de placas sinalização na sua loja

Sónia e Luís tinham a certeza que a tranquilidade oferecida pelas placas sinalização estaria sempre em primeiro lugar na sua nova loja, logo que a abrissem.

Se gostou do nosso post, lei este outro “Descubra se a sua empresa está a usar devidamente a sinalética de emergência.” Encontrará mais conselhos preciosos para a aquisição de sinalização emergência e como atuar em caso de acidente ou emergência. Visite a nossa loja online e conheça outros produtos de segurança.

 

Neste divertido vídeo pode verificar como a Sinalização pode proteger acidentes no trabalho:

 

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *