Saiba como efetuar a manutenção extintores

manutenção extintores

 

A manutenção extintores é uma das tarefas mais importantes na vida de um extintor. A lei obriga a que a manutenção extintores seja efetuada por empresas especializadas e uma vez por ano ou sempre que o extintor for utilizado.

 

Especialistas em manutenção extintores são o seu seguro de vida

Procure empresas especializadas em manutenção extintores. Estas deverão apresentar credenciais com a indicação da norma NP 4413:2006 e deverão ter técnicos com formação especializada. É a sua garantia de que, além de estar a cumprir a lei, está a depositar a sua segurança e a da sua família nas mãos de empresas de confiança.

Certifique-se ainda de que a empresa de manutenção por si escolhida se encontra registada para o desempenho da atividade na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Saiba o que fazem os especialistas na manutenção extintores

 

Na manutenção extintores, os técnicos da empresa contratada efetuarão o manuseamento do extintor a fim de verificar se o agente extintor e todas as peças se encontram em bom estado. Saiba que de 5 em 5 anos é obrigatório por lei, por motivos de segurança, efetuar nova recarga do extintor de pó químico e do extintor de água. Para os extintores de CO2 esta recarga será obrigatória a cada 10 anos.

 

Confira os selos de manutenção

 

Antes de terminarem o serviço da manutenção extintores, peça aos técnicos para lhe explicarem pormenores do funcionamento do equipamento que estiver a ser objeto de manutenção. Além de essas informações constituírem um refreshing da sua memória, pois não irá com certeza utilizar todos os dias os seus extintores, terá oportunidade de se certificar que os técnicos deixaram aposta a indicação do ano e mês da revisão, bem como a data da próxima manutenção. Não se esqueça que, após a data indicada, o agente extintor perderá validade.

 

Como devem ser utilizados os extintores?

 

A manutenção extintores é muito simples uma vez interiorizada. Faça com frequência uma simulação mental da sua utilização. Verá que lhe será muito útil se vier a ter necessidade de usar os extintores. Lembre-se que se tiver de usar o seu extintor é porque ocorreu um acidente.

 

Interiorize estes passos simples na utilização dos extintores em caso de acidente

 

  • Retire o selo e a cavilha de segurança.
  • Efetue um disparo curto do agente extintor a fim de se certificar que o extintor se encontra operacional.
  • Coloque o extintor num ângulo recto relativamente à zona que quer atingir.
  • Prima lentamente o manípulo da válvula exterior.
  • Avance até se aproximar das chamas e dirija o jato do agente extintor para elas.
  • Avance à medida que o jato for perdendo alcance ou o incêndio se for extinguindo.
  • Movimente o jato na horizontal até que toda a zona em chamas tenha sido coberta.
  • Se o incêndio se desenvolver na vertical, em caso de líquidos combustíveis derramados de cima para baixo, por exemplo, cortinados, o fogo deverá ser combatido iniciando-se o jato na parte inferior, progredindo depois para cima.

 

manutenção extintores

 

Outros tipos de extintores

Tenha em atenção que existem outros tipos de extintores:

 

Extintores CO2

Certifique-se de que é feita a manutenção extintores aos seus extintores CO2. Estes extintores são indicados para o combate a fogos classe B, provocados pela combustão de líquidos ou sólidos liquidificáveis e facilmente inflamáveis, tais como óleos, gasolina, tintas, álcool, ceras e vernizes. São também indicados no combate a fogos classe C, que resultam da combustão de gases inflamáveis, como gás natural, gás butano, propano, acetileno, etileno, etc. Este extintor é ainda indicado para o combate a incêndios que envolvem equipamentos elétricos.

 

Extintores ABF

Certifique-se de que é feita a manutenção extintores aos seus extintores ABF. Estes extintores são compostos de água aditivada e são eficazes no combate a fogos classe A e B (equivalentes aos extintores ABC de pó químico) e fogos de classe F (óleos alimentares). O extintor ABF destaca-se ainda em relação aos extintores ABC de pó químico, pois a sua descarga não é nociva para o ambiente e não retira visibilidade em espaços confinados, como espaços domésticos, permitindo uma evacuação mais célere.

 

Extintores de água

Certifique-se de que é feita a manutenção extintores aos seus extintores de água. Estes são extintores apropriados para fogos classe A (combustíveis sólidos, como papel, plástico e madeira). O extintor de água pressurizada age por resfriamento, não devendo ser utilizado na combustão de gases inflamáveis, em equipamentos elétricos (classe C) nem na combustão de líquidos facilmente inflamáveis (classe B). A temperatura destes últimos estará sempre mais alta.

Poderá sempre consultar os nossos posts com sugestões de compra dos extintores mais adequados ao seu plano de proteção contra incêndios.

 

Não perca tempo nem dinheiro. Se pretende um orçamento para a manutenção dos seus extintores, contate-nos. Conferirá que temos preços especiais para quantidades. Solicite-nos o seu orçamento. No nosso post “Conheça os tipos de extintores existentes no mercado” conheça todos os tipos de extintores que pode encontrar na nossa loja.

 

Neste vídeo aprenderá à fazer um checklist de verificação de extintores:

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *