Saiba quais os agentes extintores que combatem as diferentes classes de fogos

agentes extintores

 

Os diferentes materiais que guardamos em nossas casas ou no local de trabalho constituem diferentes riscos de incêndio. Por isso, existem também diferentes agentes extintores. Os equipamentos instalados constituem factores de risco de incêndio acrescido, dependendo dos materiais de que são constituídos. Esta é mais uma razão para conhecermos os agentes extintores que nos ajudarão a combater incêndios de pequena dimensão.

Quando já se conhecem os materiais combustíveis que nos rodeiam, o passo seguinte deve ser a escolha dos agentes extintores apropriados para os tipos de fogos em causa.

A seguir damos-lhe a conhecer todas as classes de fogos existentes e quais os melhores agentes extintores para os combater.

Saiba o que é o fogo conhecendo as suas 5 classes e protegendo-se com os agentes extintores

 

O que é o fogo

O fogo é uma reação química, a combustão, acompanhada pela libertação de calor.

Esta libertação pode ser lenta, como no caso da oxidação de metais, quando se forma, por exemplo, a ferrugem, ou pode ser rápida, com a produção de chamas.

 

O que é o triângulo do fogo

Não basta misturar o combustível com o carburente para que a combustão se verifique. É ainda necessária uma fonte de energia que possa ativar todo o processo da combustão. É sempre necessária uma energia de ativação.

Somente pela junção dos três fatores – combustível, carburente e fonte de ativação – é que a combustão tem origem.

 

O que é o tetraedro do fogo

Para que a combustão seja contínua tem de se introduzir um quarto fator – a reação em cadeia.

No decurso da reação química formam-se radicais livres. Estes são o resultado da decomposição das moléculas nos átomos que lhes deram origem.

Os radicais livres contêm energia elevada e reagem rapidamente com outras moléculas, originando mais radicais livres. Deste modo, a combustão expande-se no espaço e no tempo.

Os agentes extintores são elementos capazes de quebrar esta cadeia e, por isso, são eleitos no combate aos fogos de pequenas dimensões.

 

washing-windows

 

Classificação dos fogos

Os fogos classificam-se em 5 classes (A, B, C, D e E), de acordo com o tipo de materiais de natureza combustível envolvidos. Se tiver em conta esta classificação, a escolha dos agentes extintores torna-se mais prática e eficaz na hora de decidir a sua aquisição nas lojas da especialidade.

 

  1. Fogos de classe A

Os fogos da classe A resultam da combustão de materiais sólidos de natureza orgânica. Estes materiais produzem brasas na sua combustão. Os materiais podem ser tecidos, papel, cartão ou plásticos comuns. Encontramo-los com facilidade nas nossas casas ou escritórios, por isso, há que estar sempre atento e saber escolher os agentes extintores mais adequados em caso de incêndio.

Para este tipo de fogos, os agentes extintores recomendados são os seguintes:

  • Água
  • Água com aditivos
  • Pó químico seco ABC
  • Espuma, dióxido de carbono
  • Agentes halogenados

 

  1. Fogos de classe B

Os fogos da classe B resultam da combustão de materiais sólidos liquidificáveis ou líquidos combustíveis, tais como gasolina, petróleo, álcool, solventes, lubrificantes ou tintas. Encontramo-los em oficinas e áreas de abastecimento de combustíveis ou armazéns.

Para este tipo de fogos, os agentes extintores recomendados são os seguintes:

  • Água com aditivos
  • Pó químico seco – ABC
  • Espuma
  • Dióxido de carbono
  • Gases inertes

 

  1. Fogos de classe C

Os fogos da classe C resultam da combustão de materiais como gases metanos, gás natural, gás propano e butano, etano ou acetileno. Encontramo-los em armazéns industriais, mas também nas nossas casas, pelo que conhecer esta classe de fogos, bem como os agentes extintores mais adequados, é igualmente importante.

 

Para este tipo de fogos, os agentes extintores recomendados são os seguintes:

  • Pó químico seco de tipo ABC
  • Pó químico seco de tipo BC
  • Dióxido de carbono
  • Gases inertes

 

  1. Fogos de classe D

Os fogos da classe D resultam da combustão de metais alcalinos, como magnésio, pó de alumínio, sódio ou titânio. Encontramo-los em armazéns industriais e laboratórios químicos.

 

Para este tipo de fogos, os agentes extintores recomendados são os seguintes:

  • Agente extintor específico para cada caso, geralmente, pó químico

 

  1. Fogos de classe F

Os fogos da classe F advêm da combustão de materiais resultantes da comida, como óleos animais ou vegetais. Encontramo-los diariamente e em profusão nas nossas cozinhas ou em restaurantes, por exemplo.

 

Para este tipo de fogos, os agentes extintores recomendados são os seguintes:

  • Dióxido de carbono

 

Conhecer a natureza das diversas combustões é fundamental para saber como controlar os fogos. No nosso site encontrará variadíssimos artigos e produtos que o ajudarão a combater incêndios e a proteger a sua família.

 

Neste vídeo pode conhecer melhor os diferentes tipos de agentes extintores que existem:

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *