Em caso de incêndio, sabe como agir? Como podemos ter a nossa proteção contra incêndios? Veja as nossas dicas das melhores empresas de extintores. Em primeiro lugar, as empresas de extintores aconselham-no a não deixar nunca que o pânico tome conta de si. Já bastam as chamas. Outro conselho das empresas de extintores é ter sempre por perto um extintor. Leia o nosso post e siga as dicas da Sónia e do Luís, dois amigos que passavam férias num abrigo de montanha, no verão, e tiveram de enfrentar um incêndio. Depois do susto, consultaram empresas de extintores e fizeram questão de deixar os seus conselhos a todos os amigos para que não passassem pelo mesmo.
Importa, no entanto, referir a importância de sabermos utilizar um extintor contra incêndio. Cada extintor tem uma atuação diferente. Do mesmo modo, nem todos os fogos são iguais. Por isso, a cada fogo, o seu extintor. De nada nos servirão as melhores empresas de extintores se não soubermos seguir os seus conselhos. A Sónia e o Luís nunca tinham pensado usar um extintor, nem mesmo consultar empresas de extintores, até ao dia do incêndio na montanha.
Como atuar em caso de incêndio? 7 dicas de proteção contra incêndio
A Sónia e o Luís sabem agora que a proteção contra incêndio passa por se compreender o comportamento do vento. As empresas de extintores sabem que esta é uma dica fundamental.
1- Atue a favor do vento
Um incêndio ao ar livre deve sempre ser combatido a favor do vento e nunca contra o vento. Esta é a primeira dica de proteção contra incêndio das empresas de extintores. Isto é muito importante por três motivos:
- Estamos do lado contrário ao das chamas e a tendência será afastarmo-nos dela à medida que o incêndio
- O agente extintor pode assim ser dirigido no mesmo sentido das chamas e do fumo.
- Desta forma, evitaremos a inalação de gases e de fumos, bem como nos desviamos do jacto do agente extintor.
2- Certifique-se que o extintor está pronto a ser utilizado
Antes de tentar controlar o incêndio, as empresas de extintores costumam pedir para que se veja se o extintor que se está a usar está operacional. Efetue um disparo curto do agente extintor de modo a certificar-se de que se encontra nas devidas condições. Não tenha medo de o experimentar.
3- Avance em direção às chamas, a favor do vento
As empresas de extintores recomendam que nos aproximemos do incêndio até três a cinco metros, dependendo do raio de ação do extintor. Mas sempre, sempre, a favor do vento, e nunca contra ele. O que queremos é que o fogo se afaste de nós, e não o contrário.
4- Dirija o jacto do agente extintor para o incêndio
Uma vez que se tenha aproximado do incêndio, as empresas de extintores aconselham que se dirija o jacto do agente extintor para o incêndio. Avance apenas à medida que as chamas forem perdendo força ou o incêndio se for extinguindo.
5- Aproxime-se o mais possível das chamas se o extintor de incêndio for de CO2
Pode parecer uma contradição, mas a verdade é que o extintor de CO2, por natureza, tem pouco alcance e é facilmente desviado pelo vento e pelas correntes de convecção. As empresas de extintores aconselham que se avance um pouco, mas sempre com cautela.
6- Inicie a extinção do incêndio pelo ponto mais próximo
A dica das empresas de extintores é que não se lance o jacto extintor indiscriminadamente, pois estar-se-á a desperdiçar agente extintor. Comece a extinção do incêndio pelo ponto mais próximo de si e não pela zona intermédia das chamas. Projete o jacto extintor de maneira a que force um corte junto à base das chamas.
Movimente sempre o jacto extintor na horizontal e, em incêndio de combustíveis líquidos contidos em recipientes, nunca o direcione na vertical. Se usar extintores de espuma, dirija o jacto para as bordas interiores do recipiente.
7 – Observe o desenvolvimento do incêndio
Se o incêndio se desenvolver na vertical, de cima para baixo, como no caso de cortinados, ou de líquidos combustíveis derramados, as empresas de extintores dão esta dica: o incêndio deve ser combatido no sentido inverso, isto é, deve começar-se a extinção na parte inferior, progredindo depois de baixo para cima.
A Sónia e o Luís apanharam um susto. Felizmente, na cabana havia um extintor CO2 em boas condições. Observando o comportamento do incêndio, agiram com calma e racionalmente, evitando assim o pânico. Mas eles sabem como a fronteira entre a racionalidade e o pânico é bastante ténue quando se está perante o caos. Por isso, não hesitaram em registar as dicas que acabámos de ler depois de seguirem as 7 dicas das melhores empresas de extintores.
Neste vídeo a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) ensina-lhe como deve agir perante um incêndio:
Nos nossos posts “Descubra as vantagens e desvantagens dos extintores CO2” e “Saiba quais os agentes extintores que combatem as diferentes classes de fogos” encontrará mais dicas sobre proteção contra incêndio. Não deixe de visitar a nossa loja online para adquirir os extintores mais adequados às suas necessidades.