Descubra 6 maneiras de se auto-proteger com extintores de incêndio

extintores de incêndio

 

Sabe o que são extintores de incêndio? Como funcionam? Neste artigo ajudamo-lo a conhecer o comportamento do fogo e damos-lhe a conhecer 6 maneiras de se auto-proteger com extintores de incêndio.

Os extintores de incêndio são facilmente transportados. Pesam entre 2kg e 9kg nas utilizações mais comuns. Mas podemos encontrar extintores de incêndio com um peso até 20kg e mais. Se se tratar de extintores de água, o seu peso é medido em litros e já não em kgs.

De acordo com a norma NP-1589, por extintores entendem-se os recipientes, normalmente de forma cilíndrica, que contêm um agente extintor. Este destina-se a ser projetado sobre as chamas por ação de uma pressão interna.

Antes de utilizar os extintores de incêndio, conheça o comportamento do fogo e a forma de propagação das chamas.

 

Como atuar em caso de incêndio? Proteja-se seguindo as nossas 6 dicas contra incêndio

A eficácia dos extintores está diretamente relacionada com a classificação dos riscos de incêndio. Conheça os riscos de incêndios a que pode ficar sujeito e auto-proteja-se com extintores de incêndio fáceis de manusear e transportar.

 

Neste vídeo a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) ensina como atuar em caso de incêndio:

 

Saiba como ativar os extintores de incêndio

 

Conheça os riscos de incêndio

 

  • Riscos ligeiros

Estamos em presença de riscos ligeiros quando a quantidade de matéria combustível puder constituir fogo de pequenas proporções. Nestes incluem-se os fogos em escritórios, escolas, ou locais de reunião. Certifique-se sempre que, pelo menos, existem um ou dois extintores de incêndio bem localizados.

  • Riscos ordinários

Estamos em presença de risco ordinário quando as quantidades de matéria combustível presentes puderem contribuir para um fogo de dimensões normais. Nestes incluem-se os fogos em armazéns, pequenas fábricas, lojas ou parques de estacionamento. Certifique-se sempre que, pelo menos, existem um ou dois extintores de incêndio bem identificados e localizados.

 

  • Riscos graves

Estamos em presença de riscos graves quando as quantidades de matérias combustíveis presentes puderem contribuir para um fogo de grandes proporções. Nestes incluem-se os fogos em oficinas de automóveis, armazéns de combustíveis e de materiais inflamáveis. Certifique-se sempre que os extintores de incêndio estão afixados em locais bem visíveis.

 

Conheça as classes de fogos

 

  • Classe A

São fogos de materiais sólidos, de natureza orgânica, em que a combustão forma brasas. São exemplo, a madeira, o carvão, o papel, os tecidos e os plásticos comuns. Caso trabalhe com estes materiais, certifique-se sempre que, pelo menos, existem no seu local de trabalho, um ou dois extintores de incêndio ABC ou CO2 bem localizados.

 

  • Classe B

São fogos de líquidos ou sólidos liquidificáveis, que se formam na presença da gasolina, álcool, petróleo ou alcatrão. Caso trabalhe com estes materiais certifique-se sempre que, pelo menos, existem no seu local de trabalho, um ou dois extintores de incêndio ABC bem localizados.

 

  • Classe C

São fogos decorrentes de gases, tais como metano, propano, butano ou gás natural. Caso trabalhe com estes materiais, certifique-se sempre que, pelo menos, existem, no seu local de trabalho, um ou dois extintores de incêndio bem localizados.

 

Conheça a velocidade e o tipo de combustão

A velocidade da combustão depende de vários fatores, tais como:

  • Divisibilidade do material combustível
  • Inflamabilidade do combustível
  • Grau de renovação ou alimentação do carburente

 

A velocidade está classificada de 4 formas:

  • Lenta – quando é produzida a uma temperatura baixa, isto é, inferior a 500ºC, sem emissão de luz. Estão neste caso a oxidação dos metais em contato com a humidade.
  • Viva – quando é produzida luz, vulgarmente designada por fogo. A chama forma-se pela mistura dos gases inflamados com o ar.
  • Deflagração – quando a combustão é muito rápida e se dá a uma velocidade inferior à do som no ar (340m/s)
  • Explosão – quando a combustão resulta da mistura de gases com o ar – mistura explosiva ou detonante – e se propaga a uma velocidade superior a 340m/s, provocando uma elevação da temperatura ou da pressão no espaço envolvente.

 

Conheça a forma de propagação da energia da combustão

 

extintores de incêndio

 

A energia libertada cria condições para que uma maior quantidade de combustível entre em combustão, provocando a propagação. Esta transferência é de extrema importância na forma da propagação. As energias resultantes da combustão são as seguintes:

 

  • Radiação

Ao produzir chama, a combustão viva produz energia sob a forma de raios infravermelhos. Estes são invisíveis ao olho humano mas podem ser sentidos sob a forma de calor, por exemplo, quando a energia radiada, encontrando um corpo opaco, se transforma em calor, aquecendo-o.

 

  • Condução

Na propagação desta energia, o calor transmite-se do interior de um corpo ou através de corpos em contato, sem deslocação da matéria. A transferência de energia efetua-se do corpo com temperatura mais elevada para outros em que a temperatura é menor, por exemplo, através das paredes ou estruturas metálicas dos edifícios.

 

  • Convecção

 

extintores de incêndio

 

Os gases aquecidos com menor densidade provocam correntes ascendentes dos gases quentes e correntes descendentes do ar circundante, sempre mais frio. Assim, a matéria aquecida desloca-se para outros pontos. Estão neste caso de propagação as caixas de elevadores, corredores, condutas de ventilação e fachadas de edifícios.

 

Conheça o espaço de localização dos extintores de incêndio

Conhecer muito bem todas as localizações dos extintores de incêndio é fundamental para uma ação imediata e eficaz. Se não conseguir identificar os locais onde se encontram os extintores de incêndio, estará a aumentar as probabilidades de as chamas se intensificarem.

 

Saiba como utilizar os extintores de incêndio

Saiba sempre como utilizar os extintores de incêndio na altura certa. Este gesto pode salvar a sua vida. Não deixe de consultar o nosso site para mais informação sobre extintores de incêndio e outros produtos contra incêndios.

 

Nos nossos posts “Como usar extintores em caso de incêndio?” encontrará mais conselhos sobre autoproteção contra incêndio. Visite a nossa loja online para adquirir os extintores mais adequados às suas necessidades.

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *