O uso de epis nos estaleiros de construção

epis

 

O que são e para que servem os equipamentos de proteção individual, ou epis? Os epis destinam-se a proteger os trabalhadores no exercício da sua atividade profissional.

Protegem-nos, por exemplo, contra lesões sérias que possam ocorrer no ambiente de trabalho, mas também os protegem das doenças resultantes do contato com produtos químicos, radiológicos, elétricos ou mecânicos que possam ocorrer nos mesmos ambientes de trabalho.

Os exemplos mais comuns de epis são bem conhecidos de todos: capacetes, botas de proteção, óculos de segurança e protetores de face, coletes. No entanto, não são os únicos. Nos epis incluem-se ainda uma variedade de dispositivos e roupas, tais como macacões, luvas, tampões de ouvido, respiradores e vestimentas diversas. Para cada atividade laboral e, mediante a ponderação para cada risco efetivo, existem epis específicos.

Use os epis recomendados para a sua área profissional

 

Sensibilize os trabalhadores da sua empresa para usar sempre os epis recomendados

Os epis devem ser utilizados por todos os trabalhadores sempre que a sua atividade profissional comporte riscos para a sua saúde ou a sua vida. Neste post abordaremos o uso de epis nos estaleiros de construção.

Os epis devem ser usados nos estaleiros sempre que necessário e o seu uso deve ser confortável. Por outro lado, os epis devem estar em boas condições e não contribuir para aumentar outros riscos. A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho recomenda vários tipos de epis especializados mediante os riscos ponderados para cada zona do corpo humano.

 

Veja quais as zonas do corpo susceptíveis aos riscos laborais na construção e respetivos epis

Nem todas as zonas do corpo são iguais. Por isso, os epis especializaram-se para responder a cada necessidade. Veja aqui quais as diferentes partes do corpo susceptíveis a riscos laborais na construção e quais os epis recomendados:

 

  1. Proteção contra lesões na cabeça

A cabeça é uma das partes mais sensíveis do corpo na construção. Os capacetes podem proteger dos impactos, das lesões de perfuração e lesões elétricas causadas por quedas ou contatos com condutores elétricos. Os cabelos compridos devem ficar cobertos para evitar que fiquem presos em máquinas com correias ou correntes.

 

  1. Proteção contra lesões nos pés e pernas

Proteja os pés usando sapatos ou botas de segurança. Para proteger as pernas pode usar calças em materiais de segurança como o couro, a fibra têxtil alumínio ou outro material apropriado. Elas ajudam a prevenir lesões ao proteger em caso de quedas, na presença de objetos cortantes ou afiados, superfícies húmidas ou escorregadias, superfícies quentes ou perigos elétricos.

 

  1. Proteção contra lesões nos olhos e face

Use óculos de proteção. Outros epis recomendados são os capacetes com viseira e os óculos com proteção lateral ou frontal. Estes epis protegem os trabalhadores de fragmentos perigosos, faíscas quentes, radiação ótica e poeiras, que podem causar lesões oculares graves.

 

  1. Proteção contra perda auditiva

Os epis recomendados são os tampões ou protetores de ouvido, pois evitam os danos auditivos. A exposição a altos níveis de ruído pode provocar perda auditiva irreversível, além de stress físico e psicológico. Os tampões de ouvido são fabricados em espuma, algodão encerado ou lã de fibra de vidro. Limpe regularmente estes epis e certifique-se que um profissional verifica se os tampões se conformam adequadamente aos ouvidos de cada trabalhador.

 

epis

 

  1. Proteção contra lesões nas mãos

Estes epis protegem trabalhadores expostos a substâncias perigosas que, através da absorção pela pele, podem provocar os mais variados tipos de queimaduras, desde as queimaduras térmicas às químicas. Protege igualmente de cortes severos e exposição a temperaturas ambientes extremas perigosas.

 

  1. Proteção contra lesão corporal

Na proteção contra lesões corporais, os epis mais comuns são, por exemplo, as parkas. Casos há em que os trabalhadores devem proteger a quase totalidade do corpo contra perigos como a exposição ao calor e radiação de metais quentes ou líquidos escaldantes. Estes epis são frequentemente fabricados com materiais como a borracha, o couro, materiais sintéticos ou plásticos.

 

  1. Proteção respiratória

Sempre que não haja possibilidade de controlar a qualidade do ar respirado, os trabalhadores devem usar epis apropriados que os protejam contra efeitos adversos causados por poeiras contaminadas, névoas, fumos, vapores ou líquidos pulverizados. De um modo geral, os respiradores cobrem as vias respiratórias (boca e nariz) e contribuem para prevenir doenças e lesões. Mas tenha em atenção que, neste tipo de epis, é muito importante que haja um encaixe perfeito no rosto para que sejam efetivamente eficientes.

 

Neste post recomendámos-lhe alguns dos epis mais comuns para usar em atividades como a construção. Visite a nossa loja online onde encontrará estes e muitos outros equipamentos de proteção individual e leia o nosso post “Conheça o melhor equipamento de proteção individual do mercado

 

Nesta reportagem poderá compreender melhor a importância dos equipamentos de proteção nos estaleiros da construção:

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *