Dicas sobre segurança

segurança

 

Sites de redes sociais como o Facebook, o Twiter ou o Pinterest permitem-nos comunicar e compartilhar com pessoas em todo o mundo, a qualquer hora. Porém, com todos estes recursos fantásticos, chega também o risco de segurança. A qualquer momento, podemos ver a informação que julgávamos partilhar apenas com um grupo restrito de amigos a navegar por toda a internet, tornando-nos vulneráveis em termos de segurança.

As redes sociais têm, como tudo, uma dupla face. De um lado, o prodigioso mundo digital, do outro, os riscos para a nossa privacidade e segurança. Precisamente, uma das preocupações comuns às redes sociais é a ausência de segurança e a proteção dos nossos dados pessoais. Neste post falaremos de algumas dicas de segurança que pode seguir para sua segurança na internet.

 

Dicas sobre segurança nas redes sociais

 

O que pode acontecer nas redes sociais

Os perigos potenciais para a sua segurança nas redes sociais incluem o perigo de a informação que agora difundir na internet poder ficar indefinidamente no espaço virtual. Muitas empresas vasculham literalmente o seu perfil pessoal antes de o contratarem para o que quer que seja. Muitas vezes é difícil ocultar-lhes informação e comentários antigos, pois muitas dessas empresas pedem-nos que os sigamos, mesmo antes de nos conhecerem, tendo assim acesso ao nosso perfil muito antes de nos lembrarmos de lhes impedirmos o acesso a informação pessoal ou de pensarmos na nossa segurança.

Outro risco para a sua segurança é o facto de muitas pessoas mal intencionadas usarem abusivamente informação que inocentemente lançamos nas redes sociais, alterando a imagem de nós próprios que supomos poder controlar.

A melhor proteção em segurança é limitar a informação que se publica. As opções de privacidade podem conferir alguma proteção, mas essas opções são, não raras vezes, confusas e sempre em alteração e o que pensava ser privado, afinal, pode vir a ser público sem que disso tenhamos a devida consciência.

Por outro lado, a informação que partilhamos com os nossos amigos torna-se também informação desses amigos. Nada lhe garante que eles saibam ou queiram guardar a informação que partilha tanto quanto você. Quanto mais amigos tiver para compartilhar informação, mais pública ela se tornará e mais problemática ficará a segurança.

 

segurança

 

Além das questões de privacidade, outras existem diretamente relacionadas com a sua segurança. A seguir, damos-lhe algumas dicas para se proteger em segurança:

 

  • Contas

Proteja a sua conta com uma senha forte e não a compartilhe com ninguém, nem mesmo em família. Do mesmo modo, não utilize a mesma senha em sites diferentes.

 

  • Email

Suspeite de emails provenientes de sites de redes sociais, pois podem facilmente ser ataques maliciosos. A maneira mais segura de responder a esses emails e verificar se são verdadeiros é entrar no site diretamente, por exemplo, através de um link armazenado como favorito no seu navegador de internet. Poderá então verificar a autenticidade das mensagens que recebeu.

 

  • Links maliciosos

Tome cautela com todo e qualquer link suspeito que receber. Pessoas mal intencionadas podem publicar links maliciosos e, se clicar neles, pode ser direcionado para sites que tentarão infetar o seu computador. Mesmo que a mensagem que recebeu venha de um amigo, desconfie. A conta do seu amigo pode ter sido infetada sem ele saber.

 

  • Aplicativos

Alguns sites de redes sociais permitem instalar aplicativos de terceiros, como jogos. Mas existe pouco e nenhum controlo de qualidade sobre esses aplicativos. Caso click nesses links, o site pode capturar toda a informação que se relacione com o seu perfil privado. Instale apenas aplicativos que conheça bem, que sejam de fonte conhecida ou de sites confiáveis. Quando não precisar mais deles, remova-os.

 

  • Criptografia

Sempre que possível, utilize HTTPS. Alguns sites requerem que você o habilite manualmente, outros já o têm por padrão, como o Twiter e o Google+.

 

A seguir resumimos as nossas dicas de segurança no espaço virtual:

  1. Não acesse sites dos quais desconfie.
  2. Utilize tecnologia de segurança.
  3. Aceite somente contatos de conhecidos.
  4. Utilize senha fortes.
  5. Atualize o sistema operacional e os seus aplicativos.
  6. Evite inserir informação pessoal em formulários duvidosos.
  7. Evite abrir arquivos suspeitos.

Lembre-se que a informação dos utilizadores são o alvo dos criminosos, pois quanto maior a quantidade de utilizadores, mais atraente se torna um site para um criminoso informático.

 

Consulte a nossa loja online onde encontrará muitos produtos e artigos sobre segurança. Leia o nosso outro post “Proteja-se com mais segurança nas redes sociais

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *