Sites de redes sociais como o Facebook, o Twiter ou o Pinterest permitem-nos comunicar e compartilhar com pessoas em todo o mundo, a qualquer hora. Porém, com todos estes recursos fantásticos, chega também o risco de segurança. A qualquer momento, podemos ver a informação que julgávamos partilhar apenas com um grupo restrito de amigos a navegar por toda a internet, tornando-nos vulneráveis em termos de segurança.
As redes sociais têm, como tudo, uma dupla face. De um lado, o prodigioso mundo digital, do outro, os riscos para a nossa privacidade e segurança. Precisamente, uma das preocupações comuns às redes sociais é a ausência de segurança e a proteção dos nossos dados pessoais. Neste post falaremos de algumas dicas de segurança que pode seguir para sua segurança na internet.
Dicas sobre segurança nas redes sociais
O que pode acontecer nas redes sociais
Os perigos potenciais para a sua segurança nas redes sociais incluem o perigo de a informação que agora difundir na internet poder ficar indefinidamente no espaço virtual. Muitas empresas vasculham literalmente o seu perfil pessoal antes de o contratarem para o que quer que seja. Muitas vezes é difícil ocultar-lhes informação e comentários antigos, pois muitas dessas empresas pedem-nos que os sigamos, mesmo antes de nos conhecerem, tendo assim acesso ao nosso perfil muito antes de nos lembrarmos de lhes impedirmos o acesso a informação pessoal ou de pensarmos na nossa segurança.
Outro risco para a sua segurança é o facto de muitas pessoas mal intencionadas usarem abusivamente informação que inocentemente lançamos nas redes sociais, alterando a imagem de nós próprios que supomos poder controlar.
A melhor proteção em segurança é limitar a informação que se publica. As opções de privacidade podem conferir alguma proteção, mas essas opções são, não raras vezes, confusas e sempre em alteração e o que pensava ser privado, afinal, pode vir a ser público sem que disso tenhamos a devida consciência.
Por outro lado, a informação que partilhamos com os nossos amigos torna-se também informação desses amigos. Nada lhe garante que eles saibam ou queiram guardar a informação que partilha tanto quanto você. Quanto mais amigos tiver para compartilhar informação, mais pública ela se tornará e mais problemática ficará a segurança.
Além das questões de privacidade, outras existem diretamente relacionadas com a sua segurança. A seguir, damos-lhe algumas dicas para se proteger em segurança:
- Contas
Proteja a sua conta com uma senha forte e não a compartilhe com ninguém, nem mesmo em família. Do mesmo modo, não utilize a mesma senha em sites diferentes.
Suspeite de emails provenientes de sites de redes sociais, pois podem facilmente ser ataques maliciosos. A maneira mais segura de responder a esses emails e verificar se são verdadeiros é entrar no site diretamente, por exemplo, através de um link armazenado como favorito no seu navegador de internet. Poderá então verificar a autenticidade das mensagens que recebeu.
- Links maliciosos
Tome cautela com todo e qualquer link suspeito que receber. Pessoas mal intencionadas podem publicar links maliciosos e, se clicar neles, pode ser direcionado para sites que tentarão infetar o seu computador. Mesmo que a mensagem que recebeu venha de um amigo, desconfie. A conta do seu amigo pode ter sido infetada sem ele saber.
- Aplicativos
Alguns sites de redes sociais permitem instalar aplicativos de terceiros, como jogos. Mas existe pouco e nenhum controlo de qualidade sobre esses aplicativos. Caso click nesses links, o site pode capturar toda a informação que se relacione com o seu perfil privado. Instale apenas aplicativos que conheça bem, que sejam de fonte conhecida ou de sites confiáveis. Quando não precisar mais deles, remova-os.
- Criptografia
Sempre que possível, utilize HTTPS. Alguns sites requerem que você o habilite manualmente, outros já o têm por padrão, como o Twiter e o Google+.
A seguir resumimos as nossas dicas de segurança no espaço virtual:
- Não acesse sites dos quais desconfie.
- Utilize tecnologia de segurança.
- Aceite somente contatos de conhecidos.
- Utilize senha fortes.
- Atualize o sistema operacional e os seus aplicativos.
- Evite inserir informação pessoal em formulários duvidosos.
- Evite abrir arquivos suspeitos.
Lembre-se que a informação dos utilizadores são o alvo dos criminosos, pois quanto maior a quantidade de utilizadores, mais atraente se torna um site para um criminoso informático.
Consulte a nossa loja online onde encontrará muitos produtos e artigos sobre segurança. Leia o nosso outro post “Proteja-se com mais segurança nas redes sociais”