Escolha os melhores óculos de proteção

óculos de proteção

Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo humano. Por isso, são também das partes do corpo mais suscetíveis a acidentes das mais variadas causas, desde projeção de poeiras e líquidos a partículas de diversa natureza, bem como salpicos de substâncias químicas, altamente danosas para a saúde ocular.

Os óculos de proteção propiciam uma segurança acrescida quando os riscos de acidente laboral são elevados. A escolha dos óculos de proteção deve adequar-se ao tipo de proteção desejada. Consistindo num equipamento de proteção individual, os óculos de proteção existem nos mais diversos modelos e materiais. Deve, por isso, conhecer muito bem a sua atividade profissional, para adquirir os modelos de óculos de proteção mais adequados às suas necessidades.

Curiosamente, quando pensamos em óculos de proteção, julgamos que se trata de modelos adequados somente a determinadas profissões de risco. Mas existem modelos de óculos de proteção para quase todas as situações, desde as profissionais e desportivas até às de lazer.

O importante mesmo é conferir sempre se são fabricados nos materiais adequados à atividade que exige o seu uso. Verifique sempre se o fabricante garante proteção contra raios infravermelhos e ultravioletas. Qualquer atividade ao ar livre é suscetível de nos colocar perante os riscos inerentes à exposição deste tipo de luz.

 

Para cada atividade, um modelo de óculos de proteção

 

O que deve saber sobre óculos de proteção

As principais caraterísticas dos óculos de proteção encontram-se em função das armações ou das lentes. Assim, podemos encontrar três tipos gerais:

 

  • Óculos de proteção com armações clássicas e com escudos, que protegem de choques moderados e protegem lateralmente. As atividades profissionais que mais beneficiam com este modelo são trabalhos de tornearia e de oficinas.
  • Óculos de proteção com armações e proteções laterais, que protegem de quaisquer projeções sólidas ou radiações que possam atingir lateralmente os olhos.
  • Óculos de proteção tipo lobo e máscara, que oferecem uma ou duas lentes que envolvem a região orbital, sendo as armações geralmente em materiais plásticos flexíveis e munidos de uma correia regulável.

 

Materiais usados no fabrico

Os materiais usados no fabrico de óculos de proteção devem combinar resistência mecânica e leveza. Os materiais não devem ser irritantes para a pele e resistir a frequentes medidas de higienização.

 

óculos de proteção

 

Óculos de proteção para soldador

Se trabalha em soldadura, escolha modelos de óculos de proteção com proteção contra radiações infravermelhas (presentes na solda a gás, na solda elétrica e nos metais incandescentes) e ultravioleta. A armação deverá ser opaca, fabricada em vinil, PVC ou silicone. Deve ser macia, flexível e não tóxica, além de resistente à combustão, à absorção de água e à inflamabilidade. A lente deve ser única, opaca, resistente a impactos e fabricada em policarbonato. A cinta, elástica e ajustável.

 

Óculos de proteção contra radiações luminosas

Estes modelos de óculos de proteção destinam-se a trabalhos no exterior, onde haja excesso de radiação solar. Também se destinam a atividades onde se necessite de proteção contra a luminosidade e nas atividades com risco de projeção de partículas para os olhos.

 

Óculos de proteção contra impactos

Estes modelos de óculos de proteção são utilizados sobre óculos corretivos ou isoladamente. São modelos leves, possuindo ângulo ajustável ao rosto. As lentes são em policarbonato, resistente a impactos e oferecem proteção contra salpicos químicos, quer na lente, quer no seu contorno lateral.

 

Óculos para utilizadores de microcomputadores

Estes óculos de proteção destinam-se aos utilizadores muito frequentes de microcomputadores. As lentes possuem filtros que deixam os olhos descansar, evitando dores de cabeça, irritações e fadiga. São leves, resistentes e de uso confortável em qualquer tipo de rosto.

Além destes modelos, encontrará no mercado óculos de proteção que cobrem todas as situações que possa imaginar. Mas não são somente as profissões de risco, como a solda, por exemplo, que exigem o uso de óculos de proteção adequados. Também encontrará modelos para desportos de lazer.

 

Conservação dos seus óculos de proteção

Os seus óculos de proteção deverão ser guardados em estojos apropriados. Normalmente o fabricante disponibiliza esses estojos, a fim de evitar que as lentes fiquem riscadas ou danificadas.

 

Não deixe de consultar a nossa loja online onde encontrará inúmeros produtos de segurança. Leia também os nossos posts com conselhos úteis, como este “Dicas para escolher as suas botas de segurança

 

Neste vídeo pode ver uma reportagem sobre óculos de proteção:

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *