Conheça os tipos de extintores existentes no mercado

tipos de extintores

 

Pode ser confuso ter de distinguir entre tantos tipos de extintores. Mas nós ajudamos. Vale a pena conferir a razão por que existem diversos tipos de extintores no mercado. Siga as nossas dicas e termine este post com um muito maior conhecimento sobre os vários tipos de extintores que poderá encontrar.

 

A cada tipo de extintor o seu agente extintor

Os fogos não são todos iguais. A sua classe depende do tipo de materiais que entraram em combustão. Os tipos de extintores são considerados mediante a classe de fogos a que se destinam.

 

Conheça os tipos de extintores existentes no mercado

Nesta aula poderá conhecer todos os tipos de extintores que existem:

 

 

Os extintores à base de água mais comuns são constituídos por recipientes recarregáveis. Estes recipientes possuem, geralmente, uma capacidade de seis a nove litros.

Com estes tipos de extintores podemos projetar a água em jacto ou pulverizada. A descarga, essa, faz-se por meio de um filtro. Este é colocado no tubo do sifão. Desta forma, reterá qualquer corpo estranho que possa existir misturado com o agente extintor.

 

Os  extintores de espuma projetam uma mistura espumosa, obtida através de água, líquido espumífero e ar. Neste caso, a água e o espumífero encontram-se no recipiente. Este último pode até estar contido numa pequena embalagem de plástico. Esta rompe-se no momento da pressurização. Ou, então, já está adicionada à água desde o momento em que o extintor foi carregado. O ar mistura-se com a água e o espumífero através dos orifícios da agulheta. E está então pronto a ser descarregado.

 

Estes tipos de extintores são conhecidos por extintores de CO2. Contêm dióxido de carbono em estado liquefeito e armazenado sob pressão. No recipiente, o dióxido de carbono encontra-se a uma temperatura ambiente de 18ºC.

Porém, ao vaporizar-se, sob a forma de “neve carbónica”, atinge temperaturas negativas de -78ºC. Como se obtém a projeção de CO2?

A projeção de CO2 obtém-se pela pressão criada no interior do recipiente. Esta tensão advém do vapor do próprio agente extintor. Tenha em atenção a temperatura negativa alcançada pela chamada “neve carbónica”. Poderá sofrer queimaduras graves se o jacto dos extintores contra o incêndio for mal direcionado.

 

Os extintores de pó químico contêm pó químico seco. Estes tipos de extintores são muito comuns, dado que este agente extintor é indicado para todas as classes de fogos, com exceção da classe F. Porém, convém sempre conhecer a classe de fogos com que nos deparamos, pois cada classe é diferente de qualquer outra.

 

Saiba como atuar quando utiliza os extintores

Não use quaisquer tipos de  extintores sem saber se são adequados ao tipo de incêndio com que se depara. Mesmo que um extintor seja recomendado para todas as classes de fogos, há escolhas prévias a fazer. Há ainda que conhecer bem os procedimentos de segurança a seguir para que a ação de combate ao incêndio se torne segura.

 

  • Domine perfeitamente o modo de funcionamento e utilização de todos os tipos de extintores.
  • Identifique prontamente todos os tipos de extintores existentes contra incêndio.
  • Atue rapidamente, utilizando os tipos de extintores que mais se adequam à situação de incêndio com que se depara.
  • Aproxime-se progressivamente das chamas com os extintores.
  • Avance só depois de ter a certeza de que não será cercado pelo incêndio.
  • Não se exponha ao fumo nem aos gases resultantes da combustão. Muito menos ainda ao agente extintor.

 

tipos de extintores

 

Neste vídeo a Escola Nacional de Bombeiros ensina como utilizar corretamente um extintor:

 

 

Saiba como ativar os extintores de incêndio

 

  • Retire a cavilha de segurança dos extintores. Note que os tipos de extintores de pressão permanente ficam prontos a funcionar a partir do momento em que retira a cavilha.
  • Caso esteja perante tipos de extintores com pressurização não permanente, pressurize percutindo o disco da garrafa que contém o gás propulsor.
  • Prima o manípulo da válvula dos extintores, se este estiver instalado na válvula ou prima o manípulo de comando da pistola, ou agulheta, difusora.

 

Saiba como atuar com extintores

 

  • Se os seus extintores forem extintores de CO2, terá de se aproximar um pouco das chamas. Por natureza, estes tipos de extintores têm pouco alcance. Além disso, é facilmente desviado pelo ventos ou pelas correntes de convecção. Redobre, pois, os seus cuidados.
  • Se os seus tipos de extintores forem extintores de espuma tenha em atenção se o incêndio deflagrou num recipiente com combustível. Nesse caso, dirija o jacto extintor para o interior das paredes do recipiente. Nunca para o meio das chamas.
  • Dirija o jacto do agente extintor sempre para o incêndio. Não se esqueça de avançar a favor do vento e nunca o contrário. Vá avançando à medida que o incêndio se for extinguido.

 

Agora que já conhece os tipos de extintores existentes no mercado, e que já sabe como usá-los, não deixe de visitar a nossa loja online. Encontrará, certamente, produtos de combate a incêndio que em muito o deixarão satisfeito.

 

No nosso post “Saiba quais os agentes extintores que combatem diferentes classes de fogos” encontrará toda uma informação complementar sobre a atuação em caso de emergência contra incêndios.

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *