Leva a sério toda a sinalização de perigo?

sinalização de perigo

 

Em 2014 a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) registou em média 26 acidentes de trabalho graves por mês. Quase um acidente grave por dia. A este número acrescem os registos dos acidentes mortais. Em média, ocorreram 9,8 acidentes mortais a cada mês do ano. Mais de dois acidentes de trabalho mortais a cada semana em média.

A sinalização de perigo existe para salvaguardar as situações de risco no trabalho ou na via pública. Muitas vezes, não lhes prestamos grande atenção. Mas talvez devêssemos olhar para toda a sinalização de perigo com um olhar mais atento, dado o elevado número de acidentes que quase todos os dias ocorrem.

Poderá a observação da sinalização de perigo contribuir para diminuir a taxa de acidentes graves e mortais? Certamente que sim. Este post ajudá-lo-á a compreender alguns símbolos da sinalização de perigo e a auto-proteger-se.

Cumpra as indicações da sinalização de perigo e auto-proteja-se

 

Objetivo da sinalização de perigo

Toda a sinalização de perigo tem por objetivo chamar a atenção das pessoas, de forma rápida e inequívoca, para as situações que comportem perigo, precisamente, no espaço em que elas se encontram.

Onde quer que esteja, obedeça sempre à sinalização que encontrar. Porque as situações de perigo existem, é provável que a encontre em qualquer lugar: nos locais de trabalho, qualquer que seja a atividade, na via pública ou no interior de estabelecimentos comerciais e espaços industriais.

 

Como reconhecer a sinalização de perigo

A sinalização de perigo tem forma triangular, de cor vermelha com fundo branco. No centro, determinado símbolo traduz a situação real de perigo com que nos deparamos.

Os sinais de trânsito constituem a sinalização mais vulgarizados porque todos os dias deparamos com ela no trânsito ou na via pública. Mas a sinalização de perigo está também presente na sinalização de segurança. Aqui, além da forma triangular, pode ter fundo amarelo e símbolos a preto.

 

A que aspetos dar importância na sinalização de perigo

A sinalização de perigo nunca nos pode deixar indiferentes. A mensagem é sempre imediata e precisa. A questão é que, muitas vezes, não lhes prestamos atenção por não a valorizarmos como alerta que, de facto, é.

 

Redobre os seu cuidados na presença de sinalização de perigo

Redobre os seus cuidados sempre na presença da sinalização de perigo. Ainda mais se estiver na presença de crianças. Torne-se ainda mais vigilante e observe sempre as indicações que encontrar. Dê importância aos símbolos e às suas representações gráficas. São uma linguagem universal, que rapidamente entenderá, assim lhe preste atenção!

Leve a muito a sério toda a sinalização de perigo:

 sinalização de perigo

 

Perigo de derrocada

Numa praia, se encontrar, por exemplo, zonas interditas por perigo de derrocada das falésias, não ignore a mensagem. O perigo é real. De outro modo, a sinalização de perigo não estaria ali.

sinalização de perigo

 

Perigo de atmosfera explosiva

Esta sinalização de perigo alerta para a existência de perigo de substâncias ou atmosferas explosivas. Deverá ser colocado em todos os locais onde estejam armazenadas substâncias ou misturas explosivas.

sinalização de perigo

 

Perigo de carga suspensa

Encontrará esta sinalização sempre que existir transporte de carga por via aérea, em armazéns ou obras. Preste atenção e não se aproxime em presença deste símbolo de perigo de carga suspensa.

sinalização de perigo

Perigo de eletrocussão

Na presença desta sinalização de perigo, existe perigo de eletrocussão por contato direto ou indireto com a energia. Não toque nem se aproxime de qualquer objeto que tenha este símbolo afixado.

sinalização de perigo

 

Perigo de radiação não ionizaste

Esta sinalização estará colocada em locais onde exista perigo de radiação não ionizantes ou componentes e equipamentos onde estas radiações possam estar presentes e constituir perigo de exposição para pessoas e animais.

sinalização de perigo

 

Preste sempre atenção à sinalização de perigo!

Cumprir as indicações assinaladas pela sinalização de perigo é fundamental para evitar acidentes de trabalho. Mas também outro tipo de acidentes, como os acidentes rodoviários. Se este post o interessou, sugerimos-lhe que veja também este site sobre estatísticas de acidentes de trabalho: http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/Estatistica/Paginas/AcidentesdeTrabalhoGraves.aspx

 

Para terminar este artigo recomendamos-lhe este vídeo, onde poderá ver a requalificação de sinalização de segurança do túnel do Rossio em Lisboa:

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *