Descubra como diminuir os acidentes de trabalho usando sinalização de segurança

sinalização de segurança

 

Pensa provavelmente que as pessoas felizes só aparecem nos anúncios? Que os acidentes de trabalho são apenas um azar? E já ouviu, certamente, aquele adágio popular que afirma que “o que tem de acontecer tem muita força”? Se pensa desta maneira, este artigo é para si. Se não, leia-o na mesma. Vai ver confirmadas algumas das suas convicções positivas sobre prevenção de acidentes e sinalização de segurança.

A maior parte das atividades empresariais requer a implementação de um conjunto de medidas básicas na gestão da Segurança e Saúde do Trabalho usando sinalização de segurança. Este artigo irá ajudá-lo a implementar um programa simples de prevenção de acidentes de trabalho na sua empresa através da sinalização de segurança.

 

Seja você a decidir não ter acidentes de trabalho na sua empresa

 

Acredite na prevenção dos acidentes de trabalho com a sinalização de segurança

Os acidentes de trabalho previnem-se recorrendo à sinalização de segurança. Esta é a primeira crença que deve guardar religiosamente. Depois, faça tudo o que estiver ao seu alcance para a ver comprovada. É desta maneira que a teoria determinística do caos funciona no mundo do trabalho.

 

Promova a segurança e a saúde dos seus trabalhadores

Promover não significa apenas vender produtos. De nada vale promover os produtos da sua loja se os seus trabalhadores estiverem expostos ao perigo de acidente. A saúde é também um bem sem preço. Mas é com ela que os seus trabalhadores levam a sua empresa a alcançar máximos de produtividade e a alcançar o sucesso do seu negócio.

 

Implemente um plano de prevenção de acidentes

A simples implementação de um plano de prevenção contra acidentes de trabalho pode evitar-lhe muitos dissabores e prejuízos. E é tão simples. Basta usar um sistema simples de sinalização de segurança para que os locais de perigo fiquem sinalizados e as pessoas tomem as precauções previstas na sinalização.

 

Use um sistema de sinalização de segurança na sua empresa

Como empregador é responsável pela segurança e saúde do trabalho na sua empresa. Por isso, deverá adotar os procedimentos de uma boa gestão preventiva, por forma a reduzir os riscos de acidentes de trabalho associados à sua atividade empresarial e aos das instalações, garantindo condições de trabalho seguras.

 

sinalização de segurança

 

Que atividades podem beneficiar do uso de sinalização de segurança?

Quando utilizada adequadamente, a sinalização de segurança é um fator determinante na prevenção de acidentes de trabalho. Todas as atividades (hospitalares, restauração, construção civil, carga e descarga, escritórios ou serviços), tendo ou não atendimento ao público, são atividades referenciadas na prevenção de acidentes de trabalho através de placas de sinalização de segurança.

 

Qual o objetivo da sinalização de segurança?

O objetivo da sinalização de segurança, sob várias formas, é a de chamar a atenção. Esta é uma forma rápida, eficaz e inequívoca de alertar as pessoas para situações de risco ou de perigo, contribuindo deste modo para a prevenção dos acidentes de trabalho.

 

Que tipo de sinalização de segurança deve garantir na sua empresa?

Na sua empresa deve garantir sinalização de segurança de quatro tipos:

  • Sinalização de perigo
  • Sinalização de proibição
  • Sinalização de obrigação
  • Sinalização de emergência e socorro

 

Em que consiste cada um destes quatro tipos de sinalização de segurança?

Na prevenção de acidentes de trabalho, a sinalização de segurança recorre a formas geométricas e cores. Assim, podemos definir os tipos de acordo com o seguinte esquema:

 

  1. Sinalização de perigo

A sinalização de perigo, de cor amarela, e forma triangular, alerta para a presença de substâncias inflamáveis, existência de desníveis ou outras situações de perigo. Cumprir esta sinalização de segurança reduz significativamente o risco de ocorrência de acidentes de trabalho.

 

  1. Sinalização de proibição

A sinalização de proibição, de cor vermelha, indica locais ou alerta para situações de perigo, evitando assim os riscos de acidentes de trabalho. Os sinais circulares indicam proibição, por exemplo, proibição de circular em determinada área ou acesso restrito, proibição de determinadas ações, como fumar ou foguear. A sinalética de combate a incêndios é igualmente vermelha, porém, a sua forma é retangular ou quadrangular.

 

  1. Sinalização de obrigação

A sinalização de obrigação, de cor azul e forma circular, alerta para proteção obrigatória de natureza variada, como, por exemplo, alerta para proteção obrigatória dos ouvidos, alerta para proteção obrigatória das mãos, ou alerta para proteção obrigatória contra quedas. Inúmeros acidentes de trabalho serão evitados se implementar recomendações idênticas, apropriadas à especificidade do seu negócio.

 

  1. Sinalização de emergência e socorro

A sinalização de emergência e socorro, de cor verde e forma retangular, assinala, por exemplo, saídas e direções de emergência. Sinalizam também locais onde se encontram pessoas ou equipamentos para prestação de primeiros socorros. Em caso de acidente, esta sinalização pode salvar vidas, não se esqueça.

Outra sinalética, vermelha e retangular, indica os locais onde se encontram bocas-de-incêndio ou extintores contra incêndios.

Se este tema o interessou, recomendamos o nosso post “Sinalização de segurança no trabalho: 6 dicas de proteção contra acidentes”, onde encontrará mais informação sobre sinalização de segurança. Visite ainda o nosso site onde encontrará disponível toda a sinalização de que precisa na sua empresa.

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *