Quando usar equipamento de proteção individual?

equipamento de proteção individual

 

Quando devo utilizar equipamento de proteção individual? Para a generalidade das atividades profissionais, recomenda-se que todos os trabalhadores, sem exceção, tenham a possibilidade de usar equipamento de proteção individual para sua própria segurança pessoal.

Por equipamento de proteção individual entendemos todo o equipamento que pode ser usado para proteger a saúde do trabalhador ou protegê-lo contra acidentes de trabalho em que o risco assim o determine.

O equipamento de proteção individual deve ser sempre usado quando os riscos existentes não puderem ser evitados ou suficientemente limitados, em primeiro lugar, por medidas, métodos ou processos de prevenção inerentes à organização do trabalho e, em segundo lugar, por meio de equipamento de proteção coletiva.

 

Proteja-se usando equipamento de proteção individual

 

Sensibilize os trabalhadores da sua empresa para o uso de equipamento de proteção individual

Se é detentor de uma empresa, esteja atento e sensibilize sempre os seus trabalhadores para as vantagens do uso de equipamento de proteção individual. Por exemplo, em caso de incêndio, o vestuário é um equipamento de proteção individual de extrema importância, que não deve nunca ser descurado.

É recomendável que sempre que os elementos das brigadas de incêndio tenham que atuar em acidentes de dimensões consideráveis seja de todo conveniente que disponham de vestuário e demais equipamento de proteção individual apropriado.

No caso destes profissionais, estarão protegidos no combate a incêndios se estiverem equipados com o seguinte:

  • Capacete de proteção com viseira.
  • Casaco e calça de proteção.
  • Luvas
  • Botas
  • Aparelho respiratório isolante de circuito aberto.

 

equipamento de proteção individual

 

Aparelho respiratório isolante de circuito aberto

O conhecimento das caraterísticas do vestuário e a formação adequada sobre o equipamento de proteção individual, sobretudo do aparelho respiratório, é imprescindível para que os elementos das brigadas de incêndio desempenham o seu trabalho com toda a segurança possível, correndo o mínimo de riscos.

O aparelho respiratório isolante de circuito aberto é o mais utilizado, por exemplo, por bombeiros e na maioria das indústrias. Convencionou-se designá-lo pela abreviatura ARICA, as letras iniciais de cada palavra constituinte da sua expressão por extenso.

Estes aparelhos são concebidos e construídos para permitir ao utilizador respirar, por inspiração do ar proveniente de uma garrafa, ou garrafas, de alta pressão, que passa através de um redutor de pressão e de uma válvula de chamada ligada à peça facial. O ar expirado passa, sem reciclagem, da peça facial à atmosfera ambiente, através de uma válvula de expiração.

O conhecimento do ARICA, a forma de o testar e o treino na sua utilização são essenciais para a segurança do utilizador. Antes de utilizar este equipamento de proteção individual é obrigatório, contudo, como medida de segurança, verificar o estado em que se encontra o aparelho.

O utilizador deste equipamento de proteção individual deve sempre fazer-se acompanhar por outra pessoa devidamente equipada e verificar ciclicamente o manómetro. Se o apito de segurança do aparelho começar a funcionar o local deve ser imediatamente abandonado. O outro membro da equipa deverá igualmente abandonar o local, mesmo que o apito do seu aparelho não tenha entrado em alarme.

 

Acabámos de lhe mostrar como funciona o ARICA, o aparelho respiratório isolante de circuito aberto. Mas este não é o único equipamento de proteção individual fundamental no combate a incêndios. O calçado de proteção, os capacetes de proteção ou as luvas são igualmente elementos de alta proteção e segurança, que poderá encontrar na nossa loja online.

 

Consulte os nossos especialistas em equipamento de proteção individual

Somos uma empresa certificada e comercializamos todos os tipos de equipamento de proteção individual. Na nossa loja online poderá adquirir qualquer equipamento de proteção individual de que precisar, podendo ainda consultar os nossos especialistas em segurança.

Se leu este post é porque se importa com segurança contra incêndio. Na nossa loja online encontrará muitos produtos de segurança sempre com a melhor relação preço/qualidade do mercado. Qualquer que seja a sua necessidade de segurança, os nossos melhores especialistas ajudá-lo-ão a escolher a melhor solução para o seu caso pessoal ou para a sua empresa.

 

Se se preocupa com outras formas de segurança, nomeadamente, segurança nas redes sociais, leia também os nossos posts com conselhos úteis sobre segurança, como este “Saiba mais sobre a sua segurança nas redes sociais”.
Neste vídeo pode ver uma reportagem sobre óculos de proteção e outros equipamentos de proteção individual:

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *