Saiba mais sobre equipamentos de proteção coletiva

equipamentos de proteção coletiva

Num mesmo ambiente de trabalho, as pessoas partilham riscos comuns. Mas existem medidas que asseguram uma proteção contra os riscos coletivos e que podem assegurar a integridade de todas as pessoas, mesmo que estas não desempenhem as mesmas funções. Os equipamentos de proteção coletiva são uma dessas proteções imprescindíveis.

O exemplo clássico dos equipamentos de proteção coletiva são os extintores de incêndio. Se repararmos, os extintores estão presentes em todos os lugares, desde uma obra de construção civil, num grande estaleiro, até um pequeno escritório. Em caso de incêndio, estes equipamentos de proteção coletiva lá estão para nos proteger em caso de incêndio.

Mas não se julgue que os equipamentos de proteção coletiva excluem os equipamentos de proteção individual. Não verdade, ambos se complementam, juntos formando um sistema de segurança e proteção das pessoas que partilham um mesmo ambiente de trabalho.

Mas que tipo de equipamentos constituem os equipamentos de proteção coletiva e em que circunstâncias podem ser usados? Neste post relembramos-lhe alguns dos equipamentos de proteção coletiva mais usuais.

 

Saiba quais os equipamentos de proteção coletiva mais comuns

 

Quais são os equipamentos de proteção coletiva mais comuns?

Em alguns casos, os equipamentos de proteção coletiva são tão nossos conhecidos que raramente os encaramos como meios ou sistemas de proteção coletiva. É o caso de extintores, hidrantes e mangueiras.

Detetores de fumo, redes de proteção e até os kits de primeiros socorros constituem outros tantos exemplos comuns de equipamentos de proteção coletiva.

 

O que são extintores?

Os extintores são aparelhos contendo agentes extintores que podem ser projetados e dirigidos sobre um incêndio pela ação de uma pressão interna. É utilizado como meio de primeira intervenção no combate a um incêndio ainda em fase inicial.

A utilização de um extintor pode ser feita por qualquer pessoa logo que seja detetado um pequeno foco de incêndio. No entanto, estes equipamentos de proteção coletiva têm algumas limitações. Com efeito, a quantidade do agente extintor, bem como o tempo de utilização, são limitados.

De qualquer modo, o êxito da operação depende de os extintores se encontrarem bem localizados e bem visíveis e ainda em perfeitas condições de funcionamento.

Além disso, o êxito da extinção do foco de incêndio depende de outros fatores tais como conter o agente extintor adequado para o combate ao tipo de incêndio deflagrado, ser utilizado numa fase inicial do combate ao incêndio e o utilizador ter um conhecimento prévio do seu modo de funcionamento.

 

equipamentos de proteção coletiva

 

O que são redes de proteção?

As redes de proteção são outro tipo de equipamentos de proteção coletiva. Já todos as vimos nas mais diversas situações, desde as redes usadas na construção civil às redes de delimitação de uma escola ou jardim infantil.

Enquanto equipamentos de proteção coletiva, as redes de proteção existem em diversos tipos e com vários propósitos. As mais conhecidas são as redes que envolvem prédios em construção, evitando quedas e outros incidentes de obra.

Na construção civil, por exemplo, é muito usual vermos os prédios envoltos numa rede de proteção, que evita que objetos e partes da obra se dispersem, atingindo outros operários a trabalhar noutros níveis da obra. Também existem para amortecer a queda de operários que trabalhem em altura.

 

O que são sistemas de sinalização

Outros exemplos de equipamentos de proteção coletiva são as placas de sinalização. O seu objetivo é alertar sobre a existência de perigos vários, desde obras a acidentes. Podem existir sob a forma de placas de sinalização, sob a forma de luzes intermitentes de cor laranja, vermelha ou verde, para assinalar, por exemplo, desvios do trânsito, buracos no pavimento, elevações e outros perigos, sob a forma de cones de sinalização ou ainda sob a forma de sinalização de segurança.

Na escolha do equipamentos de proteção coletiva deve identificar-se, em primeiro lugar, os principais problemas e riscos existentes em cada ambiente de trabalho. É a partir dessa observação que se pode decidir quais os equipamentos de proteção coletiva mais apropriados a determinada empresa. Quanto a equipamentos de proteção coletiva consulte sempre técnicos especializados, que prontamente o aconselharão e o ajudarão a tomar as melhores decisões.

 

Consulte a nossa loja online onde encontrará muitos produtos de segurança. Leia também os nossos posts com conselhos úteis sobre equipamentos de proteção individual como este “Quais os melhores equipamentos de proteção individual?”.

 

Nesta reportagem poderá compreender melhor a importância dos equipamentos de proteção coletiva:

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *