Hidrantes, os guardas anti-incêndio das nossas ruas

hidrantes

 

Todos os dias passamos por eles mas nem por isso lhes prestamos grande atenção. Há quem os confunda com o mobiliário urbano e, de certo modo, até o são. Mas detêm uma função nobre: zelam pelas guardas de água que, em caso de incêndio, são um dos primeiros recursos dos bombeiros no combate às chamas. Também há quem lhes chame bocas de incêndio ou “carretel” . Mas é de hidrantes que falamos.

Os hidrantes são válvulas de metal pintado de vermelho vivo, instalados acima do nível do solo, embutidos na parede ou colocados sob o pavimento, normalmente na calçada ou junto a edifícios. Mas neste post, falaremos apenas dos hidrantes de incêndio de coluna (marcos de incêndio).

Os hidrantes possuem uma ou mais bocas de incêndio onde serão encaixadas as mangueiras que levarão a água até ao foco de incêndio. Estão ligados a um sistema de fornecimento de água, que pode ser a própria rede pública de abastecimento de água.

Somente bombeiros ou técnicos especializados estão habilitados a operar com os hidrantes, pois o caudal de água que sai dos hidrantes, uma vez accionado, encontra-se sob intensa pressão.

 

Conheça os marcos de incêndio existentes nas nossas ruas

Certifique-se que os seus hidrantes seguem as normas de certificação

Os marcos de incêndio, tecnicamente designados por hidrantes de incêndio de coluna, devem ser certificados, sempre em conformidade com as normas portuguesas. Os hidrantes são constituídos por diversos elementos:

 

  1. Cabeça e corpo da coluna

A cabeça e o corpo dos hidrantes estão divididos pelo sistema de fusível, conduzidos por meio de obturador.

 

  1. Bocas de saída

As bocas de saída devem permitir a acoplação das mangueiras no corpo da coluna.

 

Tipos de bocas

Existem dois tipos de bocas, armadas de acordo com o tipo de válvula de corte utilizada, podendo ser manual ou automática.

 

Mecanismo de operação

O mecanismo de operação deve ser acionado por chave ou volante

 

Materiais constituintes

A carcaça dos hidrantes deve ser constituída por ferro fundido de grafite lamelar (EN 1503-3), ferro fundido de grafite esferoidal (EN 1503-3) ou aço (EN 1503-1). Todos os vedantes devem estar conformes com a EN 681-1. AS saídas devem ser em número de três, do tipo Storz para aperto rápido, com os diâmetros exteriores das junções de 52mm, 75mm e 110mm.

 

Outros elementos

Os hidrantes possuem ainda um tambor de alimentação axial, uma mangueira semi-rígida, que pode ter entre 19 e 33 mm, e uma agulheta de três posições.

 

Tipos de hidrantes exteriores

Além dos hidrantes de incêndio de coluna (marcos de incêndio), que supõem uma colocação acima do solo, existem ainda hidrantes de fachada ou parede, para embutimento mural e, ainda, hidrantes enterrados, ou de passeio, para colocação sob os passeios ou outros pavimentos.

 

hidrantes

Especificidades e conformidades dos hidrantes

Os marcos de incêndio devem estar certificados em conformidade com as normas portuguesas aplicáveis. Não são meros objetos de adorno e obedecem a especificações técnicas rigorosas. Por exemplo, se quiser adquirir hidrantes certifique-se que têm aposta a marcação CE. Esta aposição nos hidrantes é da responsabilidade do fabricante ou de um seu representante autorizado. Por outro lado, a marcação CE nos hidrantes deve ser conforme à Diretiva 93/68/CEE e deve ainda aparecer sobre os hidrantes com essas especificações.

Por curiosidade, saiba também que a marcação CE deve ser aposta igualmente na embalagem e ou documentação comercial, devendo incluir informações tão variadas como:

 

  • O número de identificação do organismo de certificação
  • Nome ou marca do fabricante ou fornecedor
  • Os dois últimos números do ano de aposição da marcação
  • Número de certificado CE de conformidade
  • Referência à norma EN 14384
  • Tipo de marco

 

Proteção e sinalização dos hidrantes

Certifique-se que, caso seja necessário, os seus hidrantes estão protegidos contra choques de viaturas por três tubos com diâmetro igual ou superior a 40 mm, dobrados em U invertido, com as pernas fixas ao solo.

Fora dos limites urbanos, é aconselhável que exista sinalização na via, obtida através de um refletor de pavimentos, perpendicular à mesma via.

 

Visite a nossa loja online para saber mais sobre todos os tipos de hidrantes e leia ainda este o nosso post sobre proteção contra incêndioTenha um sprinkler instalado em casa e fique descansado”.

 

Neste vídeo poderá saber um pouco mais sobre hidrantes:

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *