Saiba mais sobre soluções cctv

cctv

 

 

Hoje em dia, com o aumento de assaltos e tentativas de roubo ou invasão de propriedade, os sistema cctv têm vindo a adquirir uma grande aceitação e procura por parte do público em geral. De certo modo, pode dizer-se que o cctv é já tido como uma arma de grande valia na ajuda na luta contra o crime.

Mas não é só. Começa a ser tido também como o mais eficaz mecanismo electrónico de dissuasão para a prática de roubos e vandalismo. A sua versatilidade permite ao cctv ser encarado como suporte de segurança, mas o cctv começa também a ser tido como importante na gestão de espaços, graças à sua capacidade de ser remotamente gerido e de se poder controlar à distância toda a atividade sob vigilância cctv.

Soluções cctv adjuvantes na prevenção de assaltos

 

Constituição dos sistemas cctv

Os sistemas cctv são constituídos por câmaras de videovigilância e servidores de vídeo. Estes permitem monitorizar e também gravar áreas sob vigilância electrónica, quer remotamente, quer via Web.

Os sistemas cctv permitem, além do mais, incorporar visão noturna, operações assistidas por computador e ainda detecção de movimento.

Mas hoje os sistemas cctv estão mais sofisticados ainda e o circuito interno de televisão pode dispor de outras aplicações. Já não é um simples sistema de monitorização. Evoluiu para áreas como o reconhecimento facial, o reconhecimento de matrículas de veículos ou a vigilância rodoviária.

Neste sentido, o cctv já não é aplicado meramente com propósitos de segurança ou vigilância. O cctv também é usado em áreas surpreendentes, como laboratórios, escolas ou empresas privadas, na área médica ou na monitorização de fauna e flora, bem como na monitorização do relevo e das condições climáticas.

Estes sistemas de cctv requerem apenas um gravador com um disco rígido, que pode receber informação de até 16 câmaras. O cctv pode gravar continuamente 24h por dia, ou gravar segundo um horário estipulado pelo utilizador. O cctv pode ainda gravar somente quando existe movimento.

Por seu turno, o registo de gravações do cctv pode ser acedido pelo utilizador de uma forma intuitiva quer através de acesso direto no local, quer através de acesso por internet, utilizando-se um computador, um tablet ou um smartphone.

cctv

 

Por que se deve adotar um comportamento preventivo a par da utilização do cctv?

Dado o largo espectro de aplicações promissoras dos sistemas de cctv, não é de admirar que a polícia britânica tenha recomendado aos cidadãos do Reino Unido a aquisição de sistemas de cctv como forma de ajudar a polícia na identificação de criminosos por meio do reconhecimento facial.

Já em Portugal, em 2013, ocorreram mais de 22 mil furtos em residências, constituindo estas o 5º crime mais frequente dos quase 370 mil crimes participados às autoridades. Estes são números preocupantes. Por isso adote um comportamento preventivo, a base de qualquer proteção minimamente eficaz.

 

Que comportamentos devo adotar na prevenção de assaltos a residências?

 

  • Certifique-se de que fecha sempre a porta de casa. Por outro lado, dê a sensação de que a casa está habitada, deixando estores ou persianas subidas. Mas quando sair verifique se todas as portas e janelas estão encerradas. Se tiver de se ausentar por um período maior, peça sempre a um vizinho para abrir e fechar estores, ou cortinas e luzes.

 

  • Mantenha a caixa de correio limpa.

 

  • Peça igualmente a um vizinho que vá recolhendo o correio e a publicidade deixada na caixa de correio. Para isso, promova as relações de vizinhança. Lembre-se de que, num condomínio, a colaboração é um fator essencial para a proteção de todos.

 

  • Mantenha a porta do prédio fechada. Estabeleça essa regra. Assim, os estranhos não entrarão tão facilmente.

 

  • Quando entrar ou sair da garagem, aguarde até que o portão automático fique completamente fechado. Muitos intrusos aproveitam esse momento para invadirem a propriedade.

 

  • Mantenha sempre todas as entradas bem iluminadas. Evite zonas de sombra e, se não as puder evitar, redobre os cuidados.

 

  • Invista num sistema cctv com gravação e coloque-o junto de portas de acesso, hall de entrada, garagens e elevadores. Aumentará assim extraordinariamente a sua proteção contra intrusos.

 

  • Coloque avisos visíveis alertando para que o prédio é vigiado com gravação cctv.

 

Por último, acompanhe, nos sites da PSP ou da GNR, as secções de última hora. Encontrará normalmente informação alertando para novos truques utilizados durante intrusões e assaltos.

Participe sempre um assalto de que tenha sido alvo, mesmo que o assaltante não tenha tido êxito. A sua colaboração é importante para a própria entidades de segurança pública.

 

Não deixe de consultar a nossa loja online onde encontrará muitos produtos de segurança. Leia também os nossos posts com conselhos úteis como este “O que sabe sobre segurança infantil?

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *