Proteja-se com mais segurança nas redes sociais

segurança nas redes sociais

 

Pensamos muitas vezes na segurança nas redes sociais, mas a verdade é que passamos cada vez mais do nosso tempo ligados a redes sociais como o facebook ou o twitter sem nos interrogarmos sobre o modo como estas redes sociais mudaram a nossa maneira de comunicar e, pior ainda, mudaram a maneira de os nossos filhos comunicarem entre si.

Para os nossos filhos, os websites mais populares representam simplesmente um meio de interagirem com os amigos através dos computadores e dispositivos móveis. No entanto, muito frequentemente fornecem, sem o saberem, demasiada informação pessoal. As crianças, por seu lado, comentam atitudes que lhes poderão vir a causar problemas ou expõem-se a perigos vários devido ao que partilham na internet.

Para a sua segurança nas redes sociais converse com os seus filhos

 

Devemos preocupar-nos com a segurança nas redes sociais

Começam a surgir alguns estudos sobre segurança nas redes sociais que revelam números realmente assustadores. Sabia, por exemplo, que 67% dos adolescentes europeus passa a maior parte do seu tempo na internet e nas redes sociais? O facebook é um dos websites de redes sociais que crescem mais rapidamente em todo o mundo, com um crescimento de 153% fora dos Estados Unidos.

Um inquérito patrocinado pelo McAfee revelou que 20% dos adolescentes participaram em atos de intimidação, tais como a publicação de fotografias embaraçosas e informações cruéis ou prejudiciais sobre amigos ou conhecidos, a difusão de rumores ou a divulgação de comunicações privadas, bem como ainda o envio de mensagens anónimas de correio electrónico para pregar partidas de mau gosto.

E, o que é tão ou mais preocupante, segundo o mesmo estudo, 28% dos adolescentes afirmam não saber como reagir se fossem assediados ou intimidados na internet. Mesmo assim, o perigo mais comum para os adolescentes europeus parece ser a divulgação, por sua própria iniciativa, e sob as mais diversas formas não pensadas, de informação pessoal.

Assim, uma simples conversa entre amigos pode estar, sem ninguém o perceber, a divulgar perante estranhos informação de carácter íntimo e pessoal. Por conseguinte, todo o cuidado é pouco quando se trata de segurança nas redes sociais.

 

Por que razão as redes sociais podem ser tão perigosas?

O maior problemas das seguranças nas redes sociais é a demasiada informação (em inglês TMI, isto é, “too much information”). Para uma maior segurança nas redes sociais deve fazer os seus filhos compreender que se derem a conhecer demasiadas informações sobre a sua vida pessoal, isso poderá vir a causar-lhes graves problemas. Os perigos reais são vários, tais como vulnerabilidade relativamente aos intimidadores na internet, invasão de privacidade, roubo de identidade e exposição a predadores online.

Estes problemas de segurança nas redes sociais não se devem exclusivamente às redes sociais, dado que já existiam antes de as próprias redes sociais existirem. O problema de segurança coloca-se agora em maior escala porque o volume de utilizadores e de informação trocada aumentou exponencialmente e tornou-se muito mais pessoal, podendo afetar qualquer pessoa, visto que todos, sem exceção, nos expomos.

Para aumentar a segurança nas redes sociais, fale sempre com os seus filhos e estabeleça limites e regras, sem problemas. Limite o tempo que os seus filhos podem estar ligados à internet. Fale-lhe no que é ou não apropriado partilhar online e lembre sempre que, na internet, nada é secreto.

 

segurança nas redes sociais

 

Preocupe-se com a segurança infantil em caso de incêndio

Se procura por segurança infantil, provavelmente também se preocupa com a segurança dos seus filhos noutras circunstâncias. Sabia que, anualmente, há em Portugal uma média de 7.439 incêndios em habitações, sendo as principais vítimas as crianças e os idosos?

Se se preocupa com a segurança do seu filho, preocupe-se também com a segurança contra incêndio em sua casa. As crianças são as mais indefesas, conjuntamente com as pessoas idosas. A Escola Nacional de Bombeiros e a Proteção Civil recomendam que todas as pessoas tenham em casa um extintor e uma manta ignífuga (manta apaga fogo).

Segundo estas entidades, o simples facto de ter um extintor em casa e uma manta ignífuga na sua cozinha aumentará em muito a segurança contra incêndio, evitando, desse modo, elevados danos materiais, feridos e vítimas mortais. Com a utilização destes dois produtos irá estar, seguramente, a aumentar a segurança infantil em sua casa.

 

Leia o nosso post “Aumente a sua segurança com detectores de incêndio” e visite a nossa loja online, onde encontrará muitas soluções e produtos de segurança. Somos uma empresa certificada e em nós encontrará sempre o melhor aconselhamento pelos melhores especialistas.

 

 

 

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *