Por que ter um extintor na cozinha e na sala é uma boa ideia

extintor

 

Já pensou em dispor de um pequeno extintor na sua cozinha ou sala? São cada vez mais os lares em que as circunstâncias voltam a reunir avós e netos. Não raro passamos o dia fora, no emprego. Depois da escola e de alguma atividade extracurricular, as crianças ficam em casa sob os cuidados dos idosos.

A vida recompensa em sabedoria a experiência vivida. Mas também é verdade que o avanço da idade é capaz de tornar os reflexos bem mais lentos e, assim, menos eficazes. Há, por isso, que estar atenta e ajudar quem mais amamos a tomar as decisões certas, no momento certo. Toda a família merece a nossa atenção e proteção. Um extintor pode ser o nosso melhor aliado quando o lume está por perto, seja na cozinha ou na lareira da sala.

 

A utilidade do extintor de incêndio na cozinha

Joana nunca se lembrou de ter um extintor em casa. Para ela, um extintor era um objeto estranho que não se integrava na decoração. Como muitas mulheres jovens, Joana deixa os dois filhos pequenos aos cuidados da avó. Como de costume, a meio da tarde, a avó prepara uma tarte de amêndoas, a preferida do Pedrinho. As crianças ficam na sala a brincar quando as amêndoas para a tarte entram no forno para torrar.

Neste vídeo a Escola Nacional dos Bombeiros (ENB) ensina como prevenir e combater incêndios na cozinha:

 

Algo corre mal na preparação da tarte

Desta vez, aconteceu qualquer coisa. Cheira a queimado, mas a avó não percebe de imediato que algo de anormal se passa. Abre a porta do forno para espreitar, mas é surpreendida pelas labaredas. Instintivamente, larga as mãos da porta, que se fecha de imediato.

A avó demora a reagir. Hesita. Volta a abrir a porta do forno e novas labaredas saem. Percebe que as amêndoas, por qualquer razão, estão a arder e são pasto fértil para o fogo. A intuição ordena-lhe que não volte a abrir a porta do forno pois, de cada vez que entra oxigénio, este vai alimentar mais o fogo. Olha em volta, sem saber como apagar as chamas.

 

Porquê ter um extintor de incêndio na cozinha?

A avó perde um tempo precioso antes de ligar para o 112. Assim que liga, recebe ordem para sair imediatamente de casa com as crianças e aguardar a chegada dos bombeiros no exterior. Se houvesse um extintor ou uma manta ingífuga na cozinha, num local acessível e visível, poder-se-ia ter facilmente evitado o incêndio no forno e evitado também a confusão que se seguiu. Mas não existia em casa um extintor.

Não custa muito aplicar um pequeno suporte na parede de modo a suster um pequeno extintor, sempre pronto a usar. Mas é muito importante que todos saibam como utilizar o extintor.

Igualmente importante, é saber para que serve e em que circunstâncias o extintor pode e deve ser usado. O extintor de nada serve se não se souber como utilizá-lo ou se não estiver nas devidas condições.

Neste vídeo a ENB ensina como utilizar um extintor corretamente:

 

Não ganhar para o susto

Nesta história, tudo acaba bem porque não houve danos pessoais. Mas não é bem assim. Conhece a expressão popular “Não ganhar para o susto”? Sabe o que significa? Pois é isso mesmo: significa que se perdeu dinheiro por não se ter em casa um extintor ou uma manta ingífuga. Perdeu-se o fogão, que ainda era novo, sujaram-se as paredes com o fumo negro e gorduroso, perdeu-se a caçarola, as amêndoas. Estragou-se o lanche e a tarde, sem contar com o aparato de três carros de bombeiros que chegaram com as sirenes ligadas. É um custo demasiado para o susto. Um simples extintor teria evitado tudo isto.

 

Porque prevenir é melhor do que remediar

Já pensou por que leu este artigo até aqui? Certamente, o que aconteceu na cozinha da Joana poderia acontecer-lhe a si, na sua cozinha ou na sua sala.

Os acidentes acontecem, mas tudo seria diferente se existisse um simples objeto, mais um entre tantos outros: um extintor.

 

extintor

 

Sim, um extintor, pois onde há chamas, há fogo e onde há fogo há perigo.

A simples existência de um extintor de neve carbónica (CO2) pode fazer toda a diferença na segurança da sua cozinha. É indicado para espaços domésticos onde possa haver riscos elétricos ou gás combustível, é leve e muito fácil de manusear.

 

O extintor de incêndio é um amigo salva-vidas

Tenha sempre um extintor na cozinha e outro na sala. E se pensa que os extintores são aquelas garrafas vermelhas que dão cabo de qualquer decoração, não se preocupe. Há sempre maneira de olhar para o extintor como um salva-vidas que, como um bom amigo, se pode integrar harmoniosamente com a decoração do seu espaço. Siga os nossos posts com sugestões de arrumação da casa em As 20 melhores dicas para organizar a casa. E, não se esqueça, tenha sempre um extintor de incêndio por perto. Aconselhe-se com os especialistas e veja na nossa loja qual o extintor que melhor se adequa às suas necessidades.

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *