O que são detetores de incêndio?

detetores de incêndio

A função dos detetores de incêndio é indicar a todos os utilizadores de um dado local que um incêndio deflagrou em dada parte de um edifício. Assim, os detetores de incêndio avisam que o perigo espreita, permitindo, deste modo, uma rápida intervenção dos meios de socorro. Ao mesmo tempo, os utilizadores podem colocar-se rapidamente a salvo, seguindo a sinalização de segurança instalada no edifício e saídas.

Importa, por isso, sublinhar a importância de adquirir detetores de incêndio, quer se destinem à sua casa, quer à sua empresa. No mercado, encontrará desde os mais simples aos mais sofisticados detetores de incêndio. Aqui, mostramos-lhe como funcionam os equipamentos mais utilizados enquanto detetores de incêndio.

 

Os detetores de incêndio podem ser os seus melhores amigos no combate a incêndios

Detetores de incêndio existentes no mercado

Existem diversos detetores de incêndio. Mas nem todos são iguais. Conheça alguns dos detetores de incêndio mais comuns e escolha aquele que mais convém à sua situação.

 

  • Detetores de incêndio automáticos

Os detetores de incêndio automáticos são aparelhos de detecção de incêndios que têm a função de registar, comparar e medir automaticamente a presença e variação das diversas manifestações da combustão.

Estas manifestações ocorrem de uma tripla maneira: como fumo, chamas e calor. Os detetores de incêndio, calibrados para determinada capacidade de reação, são então identificados pela sua capacidade de medir ou analisar a presença, entre outros, de gases de combustão, aerossóis, fumo visível, chamas ou elevação da temperatura.

 

  • Detetores de incêndio de fumo

Os detetores de incêndio de fumo ocupam uma posição privilegiada no campo das disponibilidades técnicas, existindo dois tipos destes detetores: os detetores de incêndio óticos e os iónicos. Os primeiros reagem a uma concentração importante de fumo visível. Os outros reagem a todos os tipos de aerossóis, oferecendo, por isso, um largo campo de aplicações. A título de curiosidade, saiba, porém, que estes detetores de incêndio iónicos estão largamente a ser substituídos pelos detetores de fumo.

 

  • Detetores de incêndio óticos de chamas

Estes detetores de incêndio sinalizam os chamados fogos declarados, ou abertos. Mas na condição de que a radiação produzida não seja impedida de atingir os detetores por alguma presença de nuvens de fumo que se desenvolva em simultâneo, ou qualquer outro obstáculo.

 

  • Detetores de incêndio de temperatura

Estes detetores de incêndio são recomendados para os incêndios de desenvolvimento rápido de temperatura e podem ser termovelocimétricos ou termostáticos. Os primeiros, os termovelocimétricos, são capazes de sinalizar o início de um incêndio de desenvolvimento muito rápido, caso a elevação da temperatura por unidade de tempo ultrapassar um dado valor.

Já os últimos, os detetores de incêndio termostáticos, apenas sinalizam o início de um incêndio no caso de este atingir uma dada temperatura preestabelecida.

 

detetores de incêndio

 

  • Detetores de incêndio multicritério

Este tipo de detetores são bem conhecidos pelo nome de multisensores. Estes aparelhos combinam a detecção de fumo com a detecção por temperatura fixa.

 

  • Detetores de incêndio manuais ou botoneiras

Estes detetores de incêndio representam um apoio e um reforço realizados por meio de sensores, ou automáticos. É muito comum ocorreram situações em que estes aparelhos de deteção de incêndio se complementarizam com botoneiras.

As botoneiras não são mais do que botões de alarme manual que permitem a intervenção humana, por antecipação ao sistema automático.

Por último, damos-lhe a conhecer o que é uma Central de Detecção de Incêndio (CDI), também conhecida por Unidade de Controlo e Sinalização (UCS). A CDI não e mais do que a unidade do sistema automático de detetores de incêndio aos quais são ligados todos os periféricos do sistema.

Estes periféricos podem ser os dispositivos de detecção, alarme e comando, e devem possuir a capacidade de identificar individualmente ou por zonas, todos os detetores, sejam de botoneira, isto é, de alarme manual, ou automático, onde foi desencadeado o alarme.

Não deixe de consultar a nossa loja online onde encontrará à venda detetores de incêndio e muitos outros equipamentos de proteção contra incêndio. Leia ainda o nosso post “Conheça a legislação de segurança contra incêndios em edifícios

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *