Tenha um sprinkler instalado em casa e fique descansado

sprinkler

 

A melhor medida contra incêndios é a prevenção. Sempre que ocorre um incêndio, em 99% dos casos, um descuido humano está na origem da ocorrência. O erro pode ser evitado, por isso, a prevenção é a forma mais eficaz de evitar grandes e pequenas tragédias.

Um único sprinkler pode controlar um incêndio de forma muito mais eficaz e rápida que o corpo de bombeiros, usando entre mil a dez mil vezes menos água no combate ao incêndio.

Como é possível que um único sprinkler seja tão eficiente? Como é possível que se sobreponha à intervenção das entidades mais capacitadas para o controlo e extinção de incêndios, como os bombeiros ou os técnicos da Proteção Civil?

Teste a operacionalidade de um único sprinkler

 

Instale um sprinkler em casa

Os sistemas de sprinklers têm a capacidade de controlar de imediato um incêndio de tal forma que este não consegue propagar-se. Os incêndios em casa constituem uma das maiores ameaças à nossa segurança e à dos nossos filhos. No Reino Unido, ocorrem por ano cerca de 367,000 fogos urbanos, matando cerca de 2.500 pessoas. É realmente assustador. Mas, em contrapartida, são cada vez mais as pessoas que optam pela instalação de um sprinkler em casa.

A instalação de um sprinkler em casa tem provado constituir um meio eficaz de prevenir focos de incêndio, mesmo quando as pessoas não estão em casa. Nos EUA, por exemplo, o American Housing Survey detetou, em 2009, que cerca de 4,6% das residências ocupadas tinha instalado um sistema de sprinklers, contra 3,9% em 2007. Por outro lado, cerca de 18,5% das casas ocupadas construídas até quatro anos antes já tinham um sprinkler contra incêndio instalado.

 

A estória da Marta e do Pedro

Em Portugal, são ainda poucas as residências equipadas com sprinkler. Mas a Marta e o Pedro, um jovem casal de advogados, decidiu instalar um sprinkler em cada divisão da casa e não se arrependeram. No inverno passado, a Marta deixou inadvertidamente uma vela acesa em cima da cómoda do quarto.

O sobreaquecimento do recipiente da vela pegou fogo aos materiais altamente inflamáveis que estavam por perto. Em poucos minutos, os naperons pegaram fogo e a cómoda começou a arder. No quarto havia um único sprinkler instalado. Mas foi quanto bastou para detetar o sobreaquecimento do compartimento e ser automaticamente acionado, mesmo não havendo ninguém em casa na altura em que o incêndio deflagrou.

Somente quando o casal chegou à noite, percebeu que tinha havido um foco de incêndio em casa. Mas, tirando a cómoda e os naperons e algumas bijutarias e papéis, nada mais tinha ardido. O fogo tinha de imediato sido controlado pela ativação do sprinkler.

Nesse dia, a Marta e o Pedro deram por bem empregue o investimento na proteção contra incêndio com a instalação de um sprinkler em cada divisão da casa. Se não fosse o sprinkler toda a casa poderia ter ardido.

 

sprinkler

 

Porquê instalar um sprinkler em casa?

Por que escolhem as pessoas instalar um sprinkler para a extinção automática de incêndio em casa? O sprinkler responde sempre rápida e eficazmente a uma situação de emergência como o início de um pequeno foco de incêndio, resultante, por exemplo, do sobreaquecimento de algum aparelho elétrico e consequente combustão do material adjacente.

 

Conheça as vantagens do sprinkler contra incêndios

 

  • O sprinkler está vocacionado para proteger a sua vida e os seus bens.
  • Se ocorrer um incêndio em casa, o risco de morte diminui para cerca de 80% se tiver instalado um sprinkler.
  • A perda de bens desce também significativamente cerca de 70% quando o sprinkler é acionado.
  • Uma vez acionado, o sprinkler reduz eficazmente as ondas de calor e diminui as chamas e o fumo resultantes do incêndio.
  • As pessoas têm mais tempo para abandonar a casa em segurança e salvar bens.
  • Somente o sprinkler mais próximo do foco de incêndio é acionado. Os restantes permanecem inativos a não ser que a temperatura atinja padrões pré-definidos.
  • Em cerca de 85% dos casos de incêndio detetados, apenas um único sprinkler é acionado.
  • O sprinkler é automaticamente acionado pela temperatura e não necessita da intervenção humana para responder ao incêndio.

 

A história da Marta e do Pedro ainda são exceções em Portugal. Porém, nos EUA estas estórias com final feliz são bem mais numerosas. Para adquirir ou instalar um sistema de sprinkler visite a nossa loja online e leia também o nosso post “Precisamos de sprinklers? Saiba como funcionam e para que servem.

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *