Aumente a sua segurança com detectores de incêndio

detectores de incêndio

 

O incêndio urbano padrão tem origem em comportamentos de descuido durante atividades tão banais como cozinhar ou até mesmo fumar. Sabia que as estatísticas indicam que os incêndios urbanos permanecem superiores aos incêndios florestais e que as vítimas maiores são idosos e crianças?

Sabia que um dado curioso sobre as estatísticas que incidem sobre incêndios urbanos indica que as áreas da casa mais afetadas são precisamente as divisões da casa onde existem mais têxteis e mobília, como os quartos de dormir e as salas? Segundo as estatísticas, o maior número de ocorrências dá-se durante o fim de semana. Os detectores de incêndio podem ajudar em muito a diminuir as estatísticas, contribuindo para a sua segurança e a de toda a sua família.

Para a sua segurança instale detectores de incêndio em sua casa

 

Quais são as causas principais dos incêndios urbanos

Os dados relativos à realidade portuguesa são escassos, mas estudos europeus, nomeadamente o Consumer fire safety: European statistics and potential fire safety assinalam que nas causas principais dos incêndios urbanos encontram-se factores humanos. Entre estes factores podem incluir-se a imprudência, a negligência e o uso incorreto de electrodomésticos.

Nos países alvo do estudo, muitas das ocorrências estavam relacionadas com o acto de fumar. Porém, uma análise das horas a que ocorriam os incêndios em habitações permitiu também concluir que a hora em que se cozinhavam refeições estava intimamente relacionada com a ocorrência de grande parte dos incêndios em espaços domésticos.

Quanto às causas de morte, por outro lado, a causa mais comum é a inalação de fumos. Em Londres, entre os anos 1996 e 2000, por exemplo, 48% das vítimas de incêndio morreram devido à inalação de gases e somente 19% devido a queimaduras. Um estudo realizado na cidade do Porto, por Vitor Primo, confirma estas tendências no nosso país, verificando que a maior percentagem de mortes nos incêndios em habitações, cerca de 50%, ocorre devido à inalação de gases, enquanto 35% têm como causa de morte as queimaduras.

 

Equipamentos de proteção contra incêndios

Os custos relacionados com proteção contra incêndio em habitações tendem a apresentar uma relação relativamente ao número de vítimas mortais. Na Holanda, por exemplo, em 45% dos incêndios em habitações, estas não tinham detectores de fumos. Porém, em 6,8% dos casos em que havia um detector de incêndio, este estava desligado. Apenas em 4,5% dos incêndios com vítimas mortais existiam detectores de incêndio, o mesmo será dizer que em 95,5% dos incêndios com vítimas mortais não existiam detetores de incêndio.

Se a ausência de extintores em casa é uma constante na maior parte dos países europeus, Portugal não é excepção. A maior parte dos portugueses também não tem extintores em casa, para utilizar em fogo doméstico, nem manta anti-fogo. Só uma pequena percentagem possui algum tipo de equipamento de proteção contra incêndios em casa.

Por isso, devemos pensar em ter instalados em nossas casas detectores de incêndio. Um sistema de incêndio destina-se a alertar para a ocorrência, em determinado local, de um início de incêndio. Pense só nas vantagens que a instalação destes aparelhos lhe traria. À mínima chama ou sinal de fumo, os detectores são acionados e o alarme chama a atenção para a ocorrência em tempo útil.

 

detectores de incêndio

 

Preocupe-se com a segurança infantil em caso de incêndio

Se procura a segurança da sua família, provavelmente também se preocupa com a segurança dos seus filhos. Sabia que, anualmente, há em Portugal uma média de 7.439 incêndios em habitações, sendo as principais vítimas as crianças e os idosos?

Preocupe-se com a segurança contra incêndio em sua casa. As crianças são as mais indefesas, conjuntamente com as pessoas idosas. A Escola Nacional de Bombeiros e a Proteção Civil recomendam que todas as pessoas tenham em casa um extintor e uma manta ignífuga (manta apaga fogo).

 

Segundo estas entidades, o simples facto de ter um extintor em casa e uma manta ignífuga na sua cozinha aumentará em muito a segurança contra incêndio, evitando, desse modo, elevados danos materiais, feridos e vítimas mortais. Com a utilização destes dois produtos irá estar, seguramente, a aumentar a segurança de toda a sua família em sua casa. Leia o nosso post “Conheça o funcionamento de uma central de incêndio” e visite a nossa loja online, onde encontrará muitas soluções e produtos de segurança contra incêndio. Somos uma empresa certificada e em nós encontrará sempre o melhor aconselhamento pelos melhores especialistas.

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *