Hidrante, o marco de água vigilante do nosso bairro

hidrante

O hidrante é comummente conhecido por marco de água e boca de incêndio. Todos nós já os avistámos à esquina de uma rua ou em plena calçada, com a sua cabeça trípede.

Na verdade, o hidrante é um dos equipamentos mais utilizados nas redes de incêndio. Já viu com certeza um hidrante instalado a partir da rede pública de abastecimento de água, mas talvez não saiba que se destinam a reabastecer os veículos de combate a incêndios dos Bombeiros.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer a rede de incêndio de que o hidrante faz parte. No final, ficará a conhecer um pouco melhor este amigo do nosso bairro no combate a incêndios em edifícios, tantas vezes esquecido e maltratado.

 

Conheça melhor o hidrante mais próximo da sua casa

 

Preserve o hidrante, ele é um velho amigo do bairro

O hidrante é uma espécie de guarda de água, instalado saliente em relação ao nível do pavimento. Normalmente, encontramo-lo junto ao lancil dos passeios que marginam as vias de acesso. Não é por acaso que se encontram ali. Se reparar, estão usualmente a uma distância não superior a 30 m de qualquer das saídas do edifício que façam parte dos caminhos de evacuação e das bocas de alimentação das redes secas e húmidas.

Muitas vezes, encontramos o hidrante do nosso bairro num estado lastimável. Mas não deveria ser assim. Em caso de incêndio, é a ele que primeiro recorrem as equipas externas de socorro. Por isso, não obstrua as saídas ou bocas por onde as mangueiras se unirão para a extração do necessário caudal de água da rede pública ou mesmo privada.

 

hidrante

 

Conserve as cores do hidrante

O hidrante que usualmente encontramos nas ruas do nosso bairro parece tantas vezes abandonado que passamos por ele sem dar conta da sua função nobre. Repare que estão normalmente pintados de cor vermelha. Não é por acaso. Em Portugal, obrigatoriamente, é esta a cor do hidrante.

Não permita que coloquem lixo ou deixem qualquer obstáculo a impedir o acesso ao hidrante do seu bairro. O hidrante é um bem público.

 

Conheça outros tipos de hidrante

Também pode encontrar um hidrante no domínio privado. Aqui pode encontrá-lo com uma forma semelhante ao hidrante que encontra na via pública. No entanto, existem outros modelos. Estes podem ter caraterísticas de concepção diferentes. Não se esqueça que estão em domínio privado.

Assim, poderá encontrar um hidrante que possua uma válvula de corte por saída. Estas saídas podem ser do tipo macho esférico ou do tipo globo. Mas o hidrante mais comum terá instaladas três saídas, uma frontal com diâmetro exterior das junções de DN75, e duas laterais DN52.

 

Conheça também as bocas de incêndio

As bocas de incêndio, que fazem parte da rede de incêndio, podem ser de parede ou de passeio, onde normalmente se encontram incorporadas. O diâmetro do ramal de alimentação deve ser, no mínimo, DN45. A ligação das bocas às mangueiras deve ser feita por sistema de aperto rápido storz C (DN52).

Existem ainda bocas de incêndio com um nome curioso. São as bocas de incêndio tipo teatro. Na sua grande maioria encontram-se instaladas no interior do domínio privado. Podem ser montadas à vista ou dentro de armários de proteção, daí o seu nome.

Existem ainda outros modelos de bocas de incêndio para uso no domínio privado, sendo o mais usual a do tipo candeia ou globo.

 

hidrante

 

Mangueiras e agulhetas, companhia de hidrantes

Nem só de hidrante e de bocas de incêndio de faz a rede de incêndio. As mangueiras e agulhetas são imprescindíveis. É através das linhas de mangueiras que se processa o transporte entre o hidrante e os veículos de combate a incêndios.

As mangueiras para serviço de incêndio são sempre produzidas em materiais flexíveis para trabalho a baixa pressão (até 22kg/cm2) e têm um comprimento normalizado de 20m.

Quanto às agulhetas, estas existem em diversos tipos e modelos para o combate a incêndios. As que oferecem uma maior segurança e eficácia são as que permitem que se trabalhe com diversos débitos e posições de regulação do jacto e pulverização. As mais conhecidas e utilizadas nas redes de incêndio são as de três posições (fechada, jacto e chuveiro).

 

Zele pelo hidrante do seu bairro e da sua cidade

Perto de si, há com certeza um hidrante. Zele por ele, não permitindo que o deixem ao abandono ou fique escondido debaixo da vegetação infestante. Não o pinte, nem permita que façam dele um apoio para o lixo. O hidrante é um nobre amigo das casas do seu bairro.

Não deixe de consultar a nossa loja online onde encontrará hidrantes e inúmeros artigos e produtos de combate a incêndios. Leia ainda o nosso post “Hidrantes, os guardas anti-incêndio das nossas ruas

Neste vídeo poderá saber um pouco mais sobre o hidrante:

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *