Dicas para uma segurança extra na sua casa com um alarme

alarme

A percepção do risco leva-nos a encarar o alarme como um sistema de autoproteção, que o nosso corpo utiliza nas mais variadas situações. Na verdade, a palavra alarme é um estrangeirismo, de origem italiana, all’arme, e que significava, na sua origem, às armas. Neste sentido, o alarme conservou até aos dias de hoje a sua acepção, simultaneamente, de resposta ao perigo e de defesa. É pois em ambos os sentidos que iremos falar de alarme neste post.

O alarme é o seu sistema de defesa e também o sistema de defesa da sua casa. Quando falamos em alarme, estamos, de facto, a falar de aspectos ou elementos que nos ajudam a combater o perigo, pegando nas armas que temos à mão, isto é, a nossa reação.

O alarme é, na verdade, um sistema reativo a intrusos e a qualquer tipo de perigo, que nos avisa sobre a necessidade que temos de agir. Mas por que haveremos de ter um alarme instalado em nossas casas? Porque o alarme é realmente a nossa arma de defesa de eleição.

 

Dicas para uma segurança extra na sua casa

 

O que deve fazer para proteger a sua casa

Para proteger a casa contra assaltos não existe uma solução única e absoluta. O melhor remédio continua a ser a prevenção a partir de um comportamento proactivo.

A segurança das nossas casas depende de muitos fatores, desde a sua localização geográfica até aspectos que apenas terão que ver com oportunidade para os assaltantes agirem.

 

Evite as rotinas

Um dos perigos que mais podemos evitar é o das rotinas diárias. Este é um dos aspectos que nos torna mais vulneráveis, pois os assaltantes estudiosos parecem conhecer de antemão todos os nossos passos. Na verdade, eles limitaram-se a observar-nos e assim a saber antecipar o que vamos fazer. É dessa maneira que sabem se estamos ausentes de casa e durante quanto tempo.

Assim, evite as rotinas alterando frequentemente os seus itinerários e as horas de sair e entrar em casa. Em todos os outros aspetos seja discreto.

Se for de férias não partilhe essa informação nas redes sociais nem em locais públicos, junto de estranhos, como, por exemplo, na sua pastelaria favorita. Os assaltantes que conhecem as suas rotinas costumam frequentar os lugares públicos onde podem cruzar-se consigo.

 

alarme

 

Transmita a ideia de que há sempre alguém em casa

Faça parecer que a sua casa está habitada, evitando dar a ideia de que não está ninguém por um longo período. Pode sempre pedir a um vizinho da sua confiança que acenda luzes e abra cortinados, simulando uma presença contínua de pessoas em casa. Como alternativa, pode sempre instalar um alarme com controlo remoto, a partir do qual pode aceder aos temporizadores que lhe permitem ligar e desligar as luzes de sua casa através do telemóvel, ou até mesmo ligar e desligar televisões ou rádios.

 

Tome cuidados redobrados com rotinas de antigamente

Não deixe as chaves de casa naquele local secreto que toda a gente conhece, como dentro da caixa de correio, debaixo do tapete ou naquele lugarzinho que só você julga conhecer. Os assaltantes conhecem todos esses truques e não conseguirá enganá-los assim. Do mesmo modo, não se esqueça das suas chaves de casa em cima da mesa do café onde costuma ir tomar o pequeno-almoço.

Depois destas dicas de segurança, chegou a hora de pensar num alarme para a sua casa. Conjuntamente com as suas rotinas de segurança, o alarme é mesmo o último reduto da segurança da sua residência. Instale-o junto da porta de entrada e não receie mostrar que tem instalado um alarme. O alarme é, de facto, dissuasor de tentativas de assalto, ainda para mais se estiver agregado a uma câmara de videovigilância.

 

Por último, relembramos-lhe as dicas essenciais para redobrar a sua segurança contra assaltos:

 

  • Certifique-se de que fecha sempre a porta de casa.
  • Quando sair verifique se todas as portas e janelas estão encerradas.
  • Se tiver de se ausentar por um período maior, peça sempre a um vizinho para abrir e fechar estores, ou cortinas e luzes.
  • Mantenha a caixa de correio limpa.
  • Peça igualmente a um vizinho que vá recolhendo o correio e a publicidade deixada na caixa de correio.
  • Promova as relações de vizinhança. Lembre-se de que a colaboração é um fator essencial para a proteção de todos.
  • Mantenha a porta do prédio fechada. Assim, os estranhos não entrarão tão facilmente.
  • Instale um alarme

 

Não deixe de consultar a nossa loja online onde encontrará inúmeros produtos de segurança. Leia também os nossos posts com conselhos úteis como este “Saiba mais sobre alarmes para casas

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *