Precisamos de sprinklers? Saiba como funcionam e para que servem

sprinklers

 

No caso de incêndios, as estatísticas indicam, para o caso dos EUA, que, no período entre 1987 e 1998, 28% dos incêndios foram controlados por um único sprinkler, enquanto 46% foram controlados com dois ou mais sprinklers. Por seu turno, o Reino Unido prepara-se para tornar obrigatória a instalação de sprinklers nas novas construções habitacionais.

Os sistemas fixos de extinção automática por água, ou sprinklers, têm enormes vantagens. Desde que, pela primeira vez, o célebre dramaturgo inglês William Congreve inventou o primeiro sistema fixo, ainda rudimentar e manual, de extinção, e o aplicou no elegante Drury Lane Royal Theatre, em Londres, que o invento não parou de ser aperfeiçoado até chegar aos nossos dias.

 

Conheça as vantagens da instalação em casa de um sistema anti-incêndio por sprinklers

 

Para que servem os sprinklers?

Em primeiro lugar, os sprinklers salvam vidas e protegem bens, controlando pequenos incêndios e eliminando pequenos focos. Evitam assim, de forma rápida e eficaz, a propagação de incêndios que, de outro modo, resultariam em graves prejuízos materiais e perdas humanas.

Na linha de equipamentos fixos de combate a incêndios, os sprinklers são um pequeno dispositivo armado, fixado no teto ou ao nível das coberturas ou paredes, consistindo numa pequena rede de aspersores, alimentada por uma reserva de água e um sistema de pressurização.

Os sprinklers, também conhecidos por chuveiros automáticos, atuam automaticamente assim que determinadas zonas atingem uma temperatura pré-definida. Já todos nós os detetámos em algum lugar e, na verdade, esta proteção, discreta mas extremamente eficaz no combate a incêndios, pode proporcionar-nos um conforto acrescido num plano de proteção contra incêndios.

 

Como funcionam os sprinklers?

Uma vez acionados, os sprinklers emitem um jato de água sobre o foco inicial de incêndio. Este jato é ativado por meio de uma ampola termo-sensível. Sob pressão, a água é distribuída através dos orifícios dos sprinklers, espalhando-se em forma de chuveiro sobre a zona afetada.

Os sistemas de combate a incêndio por sprinklers têm-se mostrado extremamente eficazes e económicos, uma vez que funcionam sem a necessidade de ação humana imediata, e apenas nas zonas em que a temperatura atingir parâmetros pré-definidos, mantendo secas as zonas não afetadas.

Sprinklers

 

 

Conheça as vantagens da instalação de sprinklers em áreas sensíveis

Até há bem pouco tempo, os sprinklers eram instalados apenas em grandes espaços públicos, como centros comerciais, fábricas ou parques de estacionamento subterrâneos. Porém, hoje, os sprinklers podem ser instalados, com toda a comodidade, nas nossas próprias casas e não somente nas empresas e espaços de trabalho.

Em caso de incêndio, pouco depois da deflagração e logo que a temperatura atinja um parâmetro pré-definido, os sprinklers da zona afetada são imediatamente acionados. Em muitas situações, quando os bombeiros chegam, o incêndio já está, de facto, extinto. Esta é uma das vantagens dos sprinklers. Mas existem outras vantagens.

Numa situação de fogo, ao atacarem as chamas por aspersão de água, as pessoas têm mais tempo para abandonar o local afetado pelas chamas.

Os sprinklers, além disso, não danificam os materiais que atingem. Neste aspeto, reúnem algumas vantagens relativamente, por exemplo, ao uso de extintores de pó químico.

Mesmo na ausência de pessoas, caso a temperatura de uma sala atinja uma temperatura crítica por motivo de incêndio, os sprinklers atuam automaticamente sem necessidade de intervenção humana.

 

Uma vantagem adicional do uso dos sprinklers

Cada vez mais perfeitos e discretos, os sprinklers quase não se notam no seu ponto de fixação, pelo que a sua instalação nos espaços privados pode ser uma ótima solução para um plano de autoproteção contra incêndio.

 

Que procedimentos de manutenção seguir?

Como qualquer equipamento, a sua correta manutenção é fundamental para o seu correto funcionamento.

 

Certifique-se de que:

  1. Não há qualquer objeto a obstruir os sprinklers.
  2. Não há vestígios de tinta, decorrente de operações de remodelações dos edifícios ou de quaisquer obras, a obstruir os sprinklers.
  3. A reserva de água ajusta-se às necessidades de utilização.
  4. É feita uma manutenção regular aos sprinklers por técnicos especializados.

 

Garanta a operacionalidade dos sprinklers:

  1. Realize contratos de manutenção periódicos, por forma a manter os sprinklers nas condições ideais.
  2. Contrate técnicos credenciados pela Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).
  3. Caso necessário, realize as medidas corretivas aconselhadas para a correta manutenção dos sprinklers.
  4. Tenha em atenção eventuais alterações estruturais, ocupacionais ou ambientais nas zonas afetas aos sprinklers.

 

Procure os seus sprinklers nas melhores empresas

Os sprinklers estão disponíveis para vários tipos de montagem, desde a convencional, a montante, a pendente ou a vertical/horizontal de parede.

As terminações podem ser em bronze, cromado, branco, com banho de cera e pode ainda encontrar muitas outras terminações. Consulte os nossos serviços e visite a nossa loja online onde encontrará tudo o que necessita para o seu plano de proteção contra incêndios.

 

Visite a nossa loja online e leia este outro post sobre sprinklersTenha um sprinkler instalado em casa e fique descansado

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *