Proteja-se no trabalho com sinalização segurança

sinalização segurança

 

No mundo do trabalho, a sinalização segurança desempenha um papel de extrema relevância como forma de informar todas as pessoas quanto aos vários riscos inerentes à sua atividade profissional. O objetivo da sinalização segurança é conduzir todos, sem exceção, a tomar atitudes preventivas e de proteção, reduzindo o risco de acidentes no local de trabalho.

Fomentando a segurança de todos, o papel de sinalização segurança é realmente fundamental em qualquer empresa. Quais são os princípios básicos sobre sinalização segurança?

Pode definir-se sinalização segurança como todo o conjunto de estímulos, visuais ou sonoros, que informam sobre a melhor conduta a tomar perante determinadas situações ou circunstâncias relevantes. O seu objetivo é pois chamar a atenção, de uma forma instantânea e determinada, para objetos ou situações que envolvam quaisquer tipo de riscos.

 

Adquira sinalização segurança na nossa loja online

 

Quais são os objetivos da sinalização segurança?

Os objetivos de toda a sinalização segurança prendem-se com a forma como conseguem chamar a atenção, de forma inequívoca, para o procedimento a seguir perante uma dada situação de emergência. Por seu lado, perante a presença de sinalização segurança deve existir a possibilidade real de se cumprir aquilo que se indica. Por exemplo, se uma placa de sinalização indicar uma saída de emergência, esta deve realmente estar desimpedida, conduzindo assim à ação esperada de fuga atempada perante dado perigo.

 

O que devo considerar na presença de sinalização segurança?

Tenha em mente que a sinalização segurança não elimina a presença do risco. Ela simplesmente alerta e invoca determinadas formas de agir com rapidez e em segurança.

 

Para que a sinalização segurança atinja o seu máximo de eficácia, não se esqueça dos seguintes princípios:

 

  • Evite a fixação de um número excessivo de placas nas proximidades umas das outras. O excesso de informação pode confundir as pessoas e levá-las a não tomar as medidas necessárias em determinada situação.
  • Evite a proximidade de sinais luminosos, pois tenderão igualmente a chamar demasiado a atenção e a confundir as pessoas sobra a ação a tomar.
  • Não utilize dois sinais sonoros em simultâneo.
  • Não utilize um sinal sonoro quando o ruído ambiente for demasiado ostensivo, abafando o sinal mais relevante.
  • Instale a sua sinalização segurança em locais bem iluminados e visível por todos.
  • Instale a sua sinalização segurança a altura e posição apropriados, sem obstáculos que interfiram na sua leitura inequívoca.
  • Se o espaço reservado à sinalização segurança tiver iluminação deficiente, use cores fotoluminescentes ou outros materiais refletores.
  • Retire os sinais quando a situação para a qual remetiam deixar de se aplicar.
  • Mantenha toda a sinalização segurança sempre limpa e livre de poeiras. Não permita placas de sinalização segurança partidas ou de alguma forma danificadas.
  • Verifique regularmente o bom funcionamento e a eficiência da sinalização segurança usada na sua empresa.
  • Assegure uma fonte de alimentação alternativa no caso dos dispositivos de segurança que usem alguma fonte de energia.

 

sinalização segurança

 

Que tipos de sinalização devo conhecer?

 

  • Sinais de proibição

Esta sinalização segurança proíbe comportamentos susceptíveis de exposição das pessoas ao perigo. Devem possuir uma forma circular, com um símbolo negro sobre fundo branco, uma margem e uma faixa em diagonal vermelhas.

 

Esta sinalização segurança impõe um dado comportamento e deve ter a forma circular com um pictograma branco sobre fundo azul.

 

  • Sinais de aviso

Esta sinalização segurança alerta para perigo ou risco presentes na zona onde se encontram. Devem ter uma forma triangular e um pictograma negro sobre fundo amarelo.

 

Os sinais que assinalam a existência de material de combate a incêndios devem ter forma retangular ou quadrada e um pictograma branco sobre fundo vermelho, que deve cobrir, pelo menos, 50% da superfície do sinal.

 

Consulte os nossos especialistas em sinalização segurança

Somos uma empresa certificada e comercializamos todos os tipos de sinalização segurança. Na nossa loja online poderá adquirir qualquer placa de sinalização de que precisar, podendo ainda consultar os nossos especialistas em segurança.

Visite a nossa loja online onde encontrará muitos produtos de segurança e a melhor relação preço/qualidade do mercado. Os nossos melhores especialistas ajudá-lo-ão a escolher a melhor solução de sinalização segurança para a sua empresa. Se se preocupa com outras formas de segurança, nomeadamente, segurança nas redes sociais, leia também os nossos posts com conselhos úteis sobre segurança, como este “Saiba mais sobre a sua segurança na internet”.

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *