Saiba mais sobre vídeo-vigilância urbana

vídeo-vigilância

 

Enquanto espelho de fenómeno sociológico complexo que são os assaltos, a vídeo-vigilância urbana pode trazer uma tranquilidade acrescida quando se trata de prevenir ataques à integridade física de pessoas. Alguns estudos vêm mostrando que a vídeo-vigilância tem-se instalado na direta proporção da percepção do perigo quanto a assaltos e intrusões domiciliárias.

Tal como nas ruas, em nossas casas a vídeo-vigilância também é um adjuvante preciosíssimo na prevenção de assaltos e intrusões. Mas, neste post, falamos-lhe de vídeo-vigilância urbana, isto é, aquela vídeo-vigilância que podemos encontrar nas ruas e que contribuem para aumentar a nossa percepção de segurança.

 

Soluções de vídeo-vigilância adjuvantes na prevenção de assaltos nos espaços urbanos

 

Evite espaços urbanos sem luz e sem vídeo-vigilância são perigosos

Como fenómeno complexo, as caraterísticas do espaço inter-relacionam-se usualmente com a incidência da criminalidade. Todos nós temos a percepção, embora não formalizada, de que existem espaços ‘perigosos’ ou, pelo menos, vulneráveis, a determinado tipo de criminalidade. Esta percepção está presente, por exemplo, em expressões como “evite frequentar ruas desertas e escuras à noite”, “evite becos e ruelas mal frequentadas” ou “fuja de espaços mal iluminados”

Ora, esta percepção, tendo o seu fundo de verdade empírica, aponta, de facto, para um conhecimento social do espaço urbano, isto é, das características que potencializam determinado comportamento abusivo e lesivo da nossa condição enquanto cidadãos e seres humanos.

 

Mais vídeo-vigilância, menos assaltos

A vídeo-vigilância, tratando-se de um expediente tecnológico, vê nas suas capacidades tecnológicas a possibilidade de tornar os espaços urbanos mais seguros, dissuadindo o crime ou até contribuindo para a identificação e o reconhecimento dos seus perpetuadores.

Assim, a vídeo-vigilância a todos beneficiará se todos entendermos a sua razão de ser em termos de segurança. Contudo, para melhor entendermos a vídeo-vigilância enquanto técnica do “olhar” sobre o outro, deveremos, primeiro, tentar entender de que falamos quando falamos de espaço urbano suscetível ao crime.

Sabemos que ocorrem mais crimes em espaços com menos vídeo-vigilância. Quais as razões sociológicas desta coincidência? Sabemos que, de facto, os becos, por exemplo, são espaços de baixa conectividade, isto é, ligados somente a uma rua, podem ser espaços de maior risco uma vez que a sua função de passagem ou caminho se torna mais exígua. Num beco, há menos pessoas a movimentarem-se, logo, existem menos “olhares” e, consequentemente, menor vigilância.

Nestas circunstâncias, a vídeo-vigilância como que complementa um deficit de olhar do próprio espaço. Não é à toa que os espaços mais modernos do tecido urbano concebem um design amplo, mas não demasiado, tendo em conta factores como a densidade residencial, ruas bem ligadas entre si e integradas no conjunto habitacional, com presença de comércio e a presença de alguns serviços, bem como da vídeo-vigilância, evitando assim os chamados “hot-spots” de ocorrência de criminalidade urbana.

 

vídeo-vigilância

 

O que são os “hot-spots” de ocorrência da criminalidade urbana?

Os estudiosos destas questões têm distinguido entre “risco” e “ocorrência”, sobretudo “hot-spots de ocorrências”. Quer dizer, ruas muito movimentadas oferecem uma “oferta” maior de vítimas em potencial, e, portanto, podem aparecer estatisticamente como hot-spots, ainda que proporcionalmente tenhamos maior risco de sermos escolhidos como vítima em espaços pouco movimentados (Hillier 2007).

Nem sempre “hot-spots” de ocorrências apresentam maior risco que espaços que podem, por vezes, passar despercebidos nas análises espaciais de dados. Temos que incluir outro nível além dos “hot-spots” de ocorrência no geo-processamento: o nível dos “hot-spots” de risco, provavelmente bem mais numerosos.

Assim, a par de uma vídeo-vigilância nos nossos espaços urbanos, que tornem mais segura a nossa presença, tal como nas nossas casas, também as ruas devem ser desenhadas de modo a prevenir a criminalidade. Se tiver um espaço comercial virado para o exterior, pense na vídeo-vigilância como uma mais-valia que a todos beneficiará… excepto a assaltantes.

 

Vídeo-vigilância nas nossas ruas é um benefício

As ruas devem possuir boas ligações entre si e também boas acessibilidades, pois acessibilidade e densidade geram movimento pedestre e automobilístico, aumentando assim a segurança.

Prédios com grande número de janelas e portas viradas para a rua aumentam igualmente a segurança nas ruas. Por seu turno, a presença de espaços comerciais, ao contrário do que se pensa, afirmam os especialistas, aumentam a segurança, sobretudo quando ligados aos tecidos residenciais com vídeo-vigilância.

Por último, condomínios fechados e redes de segurança aumentam a segurança interna do espaço, mas podem diminuir a segurança externa, por exemplo, por não oferecerem razões para a instalação de redes de comércio, sempre tão desejáveis.

Neste post, procurámos alertar para a necessidade de procurar espaços urbanos em que a vídeo-vigilância constitua, tal como no interior das nossas casas, uma mais-valia na prevenção da nossa segurança enquanto cidadãos.

 

Não deixe de consultar a nossa loja online onde encontrará muitos produtos de segurança. Leia também os nossos posts com conselhos úteis como este “Saiba mais sobre alarmes residenciais”.

 

 

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *