Descubra por que o extintor ABC é o mais utilizado

extintor ABC

 

Em situação de emergência, o extintor ABC, portátil ou móvel, é o meio de combate de 1ª intervenção. Muitas vezes, o extintor ABC é o primeiro agente a entrar em ação no início do incêndio. Também é apropriado para combate a fogos de pequenas dimensões. Dado cobrir grande parte das classes de fogos, o extintor ABC é também dos mais utilizados.

A carga limitada do extintor ABC requer, no entanto, um uso adequado, de modo a otimizar todas as suas potencialidades quando é utilizado no combate a fogos em fase inicial. Por outro lado, a existência de mais do que um extintor ABC em determinada área, sempre homologados e em perfeitas condições de manutenção, são um auxiliar fundamental na determinação do sucesso ao combate de fogos de pequenas dimensões.

Veja como é fácil usar o extintor abc em incêndios de pequenas dimensões

Por que o extintor ABC é o mais utilizado no combate a incêndios de pequenas dimensões? João é um jovem empreendedor e acabou de abrir uma pequena loja de venda de produtos gourmet. Apesar de o seu espaço dispor, por lei, de um plano de incêndio aprovado, João quis saber por que era o extintor ABC tão utilizado.

 

Diferentes tipos de fogos

Os fogos não são todos iguais pela mesma razão que os materiais ardidos não são todos iguais. Por isso, para cada classe de fogo é recomendado um tipo de agente extintor. O extintor ABC cobre quase todas as classes de fogos.

 

  1. Fogo classe A:

Os materiais orgânicos sólidos, como madeiras ou papel, deixam resíduos em forma de brasas. Embora outros agentes extintores, como o dióxido de carbono ou a espuma, possam ser usados, o extintor ABC é recomendado para este tipo de incêndios.

 

  1. Fogo classe B:

Os materiais líquidos e sólidos inflamáveis, mas que não deixam resíduos, são facilmente combustíveis. É o caso do álcool, da gasolina ou da tinta. Para esta classe de fogos, o extintor ABC é igualmente recomendado.

 

  1. Fogo classe C:

Os materiais inflamáveis que envolvem gases, como o gás natural, o gás propano ou o gás butano, são altamente explosivos. Para esta classe de fogos, é também recomendada a utilização do extintor ABC.

 

Além destas classes de fogos, existem ainda mais duas classes:

 

  1. Fogo classe D:

Nestes fogos estão envolvidos metais combustíveis, como o titânio ou o magnésio. São metais com uma particularidade tão específica que exigem agentes extintores igualmente específicos, neste caso, recomendam-se os extintores de pó químico.

 

  1. Fogos classe F:

Neste tipo de fogos estão envolvidas substâncias próprias para cozinhar, como óleos de fritar e gorduras vegetais ou animais. Para este tipo de incêndio, embora se possa usar o extintor ABC, outros extintores estão também recomendados, como os extintores CO2.

 

extintor ABC

 

O tipo de extintores que o João usaria na sua loja

O João optou pelo extintor ABC sem qualquer tipo de dúvida. Dada a sua quase universalidade, cobria as classes de fogos mais previsíveis de ocorrer na sua área de negócio. Além disso, a sua loja não possuía área de cozinha, pelo que a eventual ocorrência de fogos da classe F estaria descartada. Mesmo que deflagrasse, porventura, um incêndio na zona do ponto de venda dos óleos alimentares, o extintor ABC cobriria este tipo de materiais.

 

Como utilizar o extintor ABC

O João sabia que na sua loja só deveria utilizar o extintor ABC se o fogo fosse de pequenas dimensões e estivesse sob controlo. Mas havia ainda outros procedimentos a ter em conta.

 

  • Atacar as chamas:

Estas só devem ser atacadas quando já não há ninguém na proximidade das chamas, a não ser, evidentemente, a pessoa que usa o extintor ABC e ninguém se encontra em perigo.

 

  • Atacar o fumo:

Caso o local estivesse cheio de fumo, o João deveria abandonar o local e esperar a chegada dos meios de socorro exteriores sem usar o extintor ABC. A inalação de fumo é extremamente tóxica e uma das principais causas de morte por incêndio.

 

  • Alcançar o extintor ABC:

Dado este tipo de extintor cobrir grande parte das classes de fogos, é o extintor ideal. Mas o João deverá escolher um extintor ABC de fácil manuseio, isto é, cujo peso e tamanho não comprometa a facilidade da operação de combate ao pequeno incêndio. O mercado dispõe de extintores ABC portáteis, que vão dos 2 aos 9 kg, e outros de peso maior.

 

Neste vídeo realizado pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB) irá aprender como utilizar o Extintor ABC corretamente:

 

Procedimentos prévios à utilização do extintor ABC

Antes de qualquer utilização, o João deverá, no entanto, certificar-se de que o extintor ABC que adquiriu está homologado. Deverá, por isso, escolher sempre empresas certificadas que lhe possam vender os melhores produtos.

O João deverá ler todas as instruções do extintor ABC, bem como familiarizar-se com a forma correta de o utilizar. Em caso de necessidade, o sucesso do combate ao incêndio dependerá, em grande medida, da sua ação certeira e sem hesitações.

Por último, o João deverá sempre contatar empresas certificadas que façam a manutenção do seu extintor ABC.

Lembre-se que, tal como para o João, o melhor conselheiro é a prevenção e o aconselhamento de profissionais. Não deixe de nos contatar em caso de dúvida.

 

Se pretende comprar um extintor ou fazer a manutenção dos seus numa empresa certificada não hesite em nos contactar.

 

No nosso post “Saiba como efetuar a manutenção extintores” poderá obter mais informação sobre o extintor ABC e a sua correta manutenção.

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *